Hoje ainda falaremos sobre ela que tira o sono de tantos alunos e é amada como um filhote de poodle por outros (poodles são legais, é um elogio): A matemática!
Claro, já temos até um podcast sobre ela, mas ainda vamos nos aprofundar mais nessa matéria tão mal vista!
Se quiser saber como ela pode ser útil pra você, continue lendo.
UTILIDADE 1: Pra não te passarem a perna!
Durante o dia a dia, na correria, acabamos comprando coisas e raramente contamos o troco. Infelizmente isso faz com que vez ou outra (ou várias veze) percamos dinheiro achando que caiu na rua, que o bolso está furado ou que nos roubaram.
Me dá imagens do Zeca Urubu!
Parece brincadeira, mas não é.
Também há aqueles momentos que sofremos em fazer uma conta de cabeça, passar no caixa, e perceber que aquele zero na prova da professora Edileuza está nos cobrando já que vamos ter que passar pela tristeza de devolver produtos, por que somamos errado.
É claro, isso parece até mesmo coisas simples do cotidiano, e são mesmo, porém se de "grão em grão a galinha enche o papo", de descuido em descuido podemos perder mais do que esperamos.
Em um certo dia de minha adolescência (não faz tanto tempo assim), eu fui a uma loja de equipamento médico comprar fitas para medir a diabetes de minha avó. Paguei com 50 reais e sai sem ver o troco. Peguei o dinheiro e, na época fã de jogos de cartas, pensei em comprar uma caixa com o dinheiro da passagem e voltar a pé.
Ao contar o dinheiro percebi que a moça do caixa me tinha voltado quase 60 reais de troco!
Ou seja, poderia comprar as cartas e ir pra casa de ônibus.
Moral da história: voltei e devolvi o dinheiro por que seria uma sacanagem com a pobre e desligada caixa, imaginando que ela poderia perder o emprego caso a diferença aparecesse lá. E se você pegaria pense duas vezes, seus valores pessoais devem valer mais que uns trocados. Hoje me sinto muito bem por não ter pego o que não era meu.
UTILIDADE 2: Você vai saber usar seu dinheiro!
Esse assunto é polêmico pra caramba.
De todas as coisas que dizem sobre nós brasileiros a maior das verdades é de que NÃO SABEMOS GASTAR! Não estou falando de poupar, mas de gastar.
"Importante é ter, sem que o ter te tenha" - Millôr Fernandes
Lembro que uma pessoa muito querida de minha vida me disse pra fazer uma compra grande e deixar meu nome sujo, afinal todo mundo faz isso. Péssimo conselho, PÉSSIMO!
O brasileiro tem, com certeza, um salário irrisório se formos levar em consideração os impostos que pagamos (tem coisas que chegam a 60% de imposto!), ou seja, pagamos mais que o dobro de um certo produto.
Se unirmos o baixo salário, mais os impostos terríveis, nascem as mal fadadas dívidas. Porém, vivenciei uma história que se me contassem eu não acreditaria sem ter visto.
Anos atrás dois amigos meus começaram a trabalhar. Um por um ano trabalhou na Samsung, com salário alto e benefícios, o outro, como ajudante de pizzaiolo (um verdadeiro herói culinário) por três meses. Passado o um ano de trabalho de meu amigo Samsung ele estava a ver navios sem um tostão no bolso, porém meu amigo da Pizzaria, teve recursos (dinheiro) por TODO O ANO, chegando a ir em cinema, sair com amigos e etc.
O segredo dele: Saber gastar.
E pra saber gastar, nada melhor que não ter medo de fazer contas.
UTILIDADE 3: Liberdade!
Em um meme da internet tinha uma menina com a seguinte frase no whatsapp:
"Não vejo a hora de fazer 18, ter meu emprego, minha casa e meu carro, pra não depender de mais ninguém" - seguido da imagem de pessoas rindo da frase da moça.
Bom, não quero ser chato, mas qual o problema da frase acima?
Simples. Aqui no Brasil nossa cultura de consumo é uma tristeza, logo, achar que alguém pode ter conquistas é tratado como se fosse impossível ou que a pessoa é "sortuda".
Seu estilo de vida sem excesso vai chocar as mentes pequenas,
mas liberdade não tem preço!
Veja bem caro leitor, a sorte acompanha quem persegue oportunidades. Não estou dizendo que seja fácil atingir conquistas, mas ao nosso redor estamos cheios de pessoas que procuram por nossos "pés no chão", mas não percebem um discurso derrotista que estão te passando.
A verdade é que, quem entende o mínimo que seja da diferença entre gastar e investir, assim como de entender o valor pessoal, não é impossível atingir grandes objetivos mesmo com pouca idade.
É claro que essas habilidades devem ser aprendidas, mas se você está lendo isto, e tenha a idade que for e perceber que é possível, é o primeiro passo para conquistar a vida que você deseja.
Dominar a matemática é mais que fazer contas, é saber utilizar a lógica de gastos para você ser livre de dívidas, de valores abusivos e de gastos imbecis que te levam de nada a lugar algum.
Você não precisa ser um Pitágoras, mas a realidade é que aqueles que dominam um conhecimento, dominam também aqueles que desse conhecimento nada entendem! Pense nisso.
E por hoje ficamos por aqui. Dúvidas e comentários, ficaremos felizes em responder.
Até a próxima!
by Ferrari



Nenhum comentário:
Postar um comentário