segunda-feira, 7 de maio de 2018

Os tipos de Inteligência - Parte IV: Lógico-matemática

Bom dia caro leitor, como foi seu fim de semana? Espero que bem.

Hoje continuando nossa série "Os tipos de inteligência", vamos conversar sobre a inteligência Lógico-Matemática e para isso aponto aqui um personagem da cultura pop: o Spock.

Você já ouviu falar do Spock?

Resultado de imagem para spock gif
Spock, ei-lo!

Bom se você já assistiu os últimos filmes de Star Trek ou assiste The Big Bang Theory, provavelmente sim, se não ai vai uma breve explicação do personagem: O meio-humano, meio-vulcano Spock, nasceu em Vulcano. Os Vulcanos são reconhecidos como uma das mais inteligentes raças do universo sendo adeptos da lógica acima de tudo e do controle de suas emoções avaliando sempre a melhor saída com técnica e sangue-frio (e verde).

Só reiterando, vou usar o Spock como referencia pop, não estou te chamando de Spock caro leitor.

Bem a inteligência lógico-matemática foi por muitos anos o único meio de medir a capacidade intelectual de uma pessoa com o já conhecido teste de QI, porém hoje em dia já sabemos que apesar de essencial ele não é único. Exemplificando, medir o QI de uma pessoa apenas, não pode determinar se ela é ou não capaz, afinal ele só mostra parte do aspecto geral da pessoa.

Não que isso desmereça esta inteligência, pelo contrário, cada vez mais percebemos hoje que, como na matemática, todo conhecimento, experiência e técnica se relacionam mutuamente e se formam em um sistema complexo chamado vida.

Se você possui essa inteligência acentuada, alegre-se! Especialmente hoje em que existe quase uma sub-cultura de ódio a lógica e a matemática (em especial a matemática). Como você pode ouvir em nosso podcast neste link, você vai perceber que esse desgostar é exagerado e prejudicial.

Explico: Como somos seres humanos somos sociáveis, ou seja, vivemos, gostamos e necessitamos viver em sociedade. Até você amigo(a) que diz detestar as pessoas e etc, você também precisa dos demais e mesmo sem notar confia neles, ou vai dizer que você SEMPRE visita a cozinha do seu padeiro pra ver se ele faz seu pão direito? Sendo assim, se alguém com esta inteligência cresce num ambiente em que esse tipo de conhecimento é desprezado, essa mesma pessoa pode acabar desprezando até a si própria, uma vez que esse tipo de conhecimento é marginalizado pelos outros e faz parte de si.

Desafio de Raciocínio Lógico
Fala mal, mas adora resolver 
esses desafios no Facebook né?
(Resposta)

É por estas e outras que o Geração de Conteúdo quer focar no SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL, afinal grandes cientistas, poetas, pintores, matemáticos e etc, mudaram e ainda mudam o mundo. Sendo assim como podemos nos permitir sermos menos e jogar lá pra baixo a nossa própria individualidade pra cada vez mais sermos parecidos com esse ou aquele?

Seguidamente podemos falar que a inteligência lógico-matemática se divide em duas frentes muito úteis e  interessantes:

Lógica: Tudo aquilo que pode interpretar, compreender e mudar padrões. A lógica é um encadeamento de ideias ou práticas que existem no dia a dia e como todo o conhecimento, é poder. É mais fácil a uma pessoa lógica perceber certos ciclos de ações, o que é indispensável para podermos gerar mudanças, afinal antes de você saber que tem que sair de uma situação negativa você deve entender que está numa situação negativa. A falta dela gera muita dor de cabeça, como exemplo prático vale citar: sabe aquele(a) amigo(a) que está namorando com um cafajeste/piriguete? Pois é, este cidadão não tem noção lógica que esta numa relação tóxica.

Matemática: Eu não sou matemático, mas essa é de longe a matéria mais mal tratada na escola hoje e não pelos professores ou pelos alunos como um todo, mas por um grupinho de pessoas que quer que a gente acredite que matemática é difícil. Óbvio que existem sistemas e contas que são complexas, mas não impossíveis. Manter-se aberto a essa perspectiva vai permitir que você solucione muito mais fácil a matemática. Curioso que estar aberto a ver além me fez perceber que a matemática não é um bicho de sete cabeças e foi em uma história de mangá (sabe, quadrinho japonês) chamado Love Hina, que percebi isso. Love Hina é a história de um estudante péssimo, mas esforçado em uma casa cheia de garotas (sem safadeza, é uma história de humor com romance), em uma parte da história o protagonista recebe uma dica que pra mim até hoje vale ouro!: Se você perceber bem, as questões das provas de matemática são, ora IGUAIS aos exercícios de sala, outros são o mesmo, só que com um TEXTO DIFERENTE. Então pense duas vezes antes de jogar tomates na matemática, de repente ela é mais simples do que você pensa.

Pra terminar se você gosta de lógica, se você gosta de matemática, tampe os ouvidos para as pessoas tóxicas e gosmentas que querem tirar de você esse prazer!

Profissões indicadas: Cientista, engenheiro, contador, químico e muito mais.

Em postagens futuras, uma lista mais detalhada de onde poderá empregar suas inteligências, então fique com a GC, siga-nos no nosso sitepodcast, facebook e aqui no blog!

Vida longa e próspera.

Até a próxima!

by Ferrari

Fonte: A imagem do desafio é da página Matemática Genial, uma página muito divertida e cheia de desafios e curiosidades. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário