Hoje vamos falar sobre Currículo. É possível caro leitor que você conheça ele, mas será que você sabe mesmo tudo que um CV simboliza e quanto pode fazer diferença?
Vamos dar uma voltinha e conversar.
Currículo ou Curriculum Vitae, significa Trajetória de vida. Esse documento (por que é um documento), foi feito pra você mostrar a um possível empregar suas competências que são seus cursos, suas habilidades, experiências e informações de contato.
Parece bobo escrever algo sobre CV especialmente hoje em dia, mas já peguei um cem números de CV´s com informações ora absurdas, ora faltando ou mesmo em excesso. Dizer que terminou com o namorado NÃO PRECISA estar num CV!
Assim como em relacionamentos,
desespero não é atraente!
Voltando, antigamente existiam CVs que você comprava pronto e simplesmente o preenchia, como uma ficha comum. Nada Extraordinário. Porém as mudanças no mercado de trabalho nos possibilitam (sim você leu bem, POSSIBILITAM) criar modelos de CV diferentes, mais focados, que te faz poder ser menos genérico.
Como abaixo podemos ver um CV atual simples, mas bem interessante, com foto.
Ponha a sua foto,
se não vão pensar que você é um boneco Funko!
"Mas em que me ajuda um CV diferente?"
Em primeiro lugar isso demonstra qual o foco daquilo que você deseja trabalhar. A vantagem disso é a economia inacreditável de tempo que você e o contratante tem, uma vez que a empresa pode rapidamente notar se você é ou não o perfil ideal para vaga que você deseja. Em segundo lugar, mostra as suas qualidades como pessoa, como um cartão de visitas pessoal que mostra a quem o recebe que tipo de profissional você é.
Anos atrás recebi de um primo meu um cartão de visita muito bem feito, mas admito, comum. Quando olhei a parte detrás do cartão é que tive uma surpresa: atrás de um cartão "padrão profissional" havia um visual de carta de Magic, um jogo de cartas! Decidi levar esse cartão comigo na carteira como lembrete do que não fazer, porém já na faculdade, mostrei o cartão a um de meus professores que gostou da ideia, não pelo designe em si, mas pela ideia inusitada que trazia surpresa a quem o via. Hoje ainda levo o cartão como um lembrete de "talvez fique bom, vamos testar".
O "truque" para um bom CV depende quase que exclusivamente onde você quer chegar. Lógico que possuir alguns em formato padrão seja bom, mas existem empresas e vagas que não só querem, como exigem, uma ponta de criatividade. Geralmente as boas empresas.
Sim. Vale um CV em forma de caixa de leite.
Na parte 2, vamos aprender a fazer um CV diferenciado com o antigo, porém atual, Leonardo Da Vinci!
Até a próxima!
by Ferrari



Nenhum comentário:
Postar um comentário