terça-feira, 22 de maio de 2018

Pra que serve aprender... PORTUGUÊS?

Olá caro leitor, passou um bom fim de semana? Espero que sim!

E agora, começando uma série chamada "Para que serve aprender...".

Nessa minissérie de artigos vamos falar matéria por matéria do ensino regular e responder de uma vez por todas por que raios elas são importantes, não só para o estudo, mas como ferramentas de vida.

E começamos pelo nosso Português de todo dia! Nosso feijão com arroz das matérias.

UTILIDADE 1: Apresentação e xaveco


Quantos de nós, caro leitor, não temos que apresentar um seminário na escola/faculdade? Passar pelo momento de ir a frente da sala, olhar nos olhos de nossos colegas e falar sobre um assunto qualquer que seja fruto da nossa pesquisa e passar pelo "deu um branco", papel/celular na mão e inúmeros "éeee... bom... ahhh..".

Pois é.

Resultado de imagem para xaveco
E aqui, o verdadeiro Xaveco (Badum Tizzz)

A coisa ainda piora se acabamos tendo um crush. Imagina ir até o alvo de nossos interesses e puxar um papel pra ler o que queremos dizer? Fazer mil planos na cabeça e na hora só conseguir dizer frases desconexas como "banana, cachecol, feijão tropeiro"? Ok, ok... talvez não chegue a tanto, mas se tem uma coisa que estamos ficando cada vez piores é na nossa comunicação, ou melhor, nossa habilidade de nos comunicarmos.

Falar bem é cada vez mais subestimado, e quem domina seus poderes, é cada vez mais admirado. Nem só de MC´s, pop music e amoebas no microondas vive o youtube, por exemplo, existem canais e mais canais de pessoas que desejam ajudar, mudar perspectivas e acrescentar cultura, falando de uma forma interessante, direta e que abre nossos olhos a novas possibilidades.

Nós aqui da GC temos esse objetivo e entendemos que a única forma de fazer isso é sabendo falar e não tendo apenas o que falar. Aprender nossa língua não é tão complicado já que vivemos no meio do português, mas dominá-lo vai fazer de você caro leitor, um pessoa articulada, convincente e persuasiva.

UTILIDADE 2: Aprender a ler


Resultado de imagem para ler
Comece a ler e você vai entender.

Sim, eu sei. Sei que você sabe ler caro leitor, afinal você está aqui não?

Mas é importante dizer que existe uma diferença em ler (passar os olhos) e ler (absorver).

Hoje com as mensagens de WhatsApp, e-mails, posts de face e etc, ficamos acostumados a ler conteúdos pequenos e rápidos, o que não é um problema. O problema começa quando só lemos isso. Uma pesquisa comprovou que uma quantidade enorme de pessoas do Facebook, por exemplo, só leem o título daquilo que compartilham, ou pior, escrevem ser contra ou favor de coisas que nem sequer realmente entendem.

Isso é péssimo.

Imagine por um momento que você, caro leitor, vai comer o seu doce favorito de café. Feliz você continua seu dia, mas descobre que de almoço, janta e todas as refeições para sempre será somente aquilo. Algo muito similar ao que o Mike Kyle (da série Eu, a patroa e as crianças) fez com os filhos dele no episódio da torta de limão.

É impossível viver somente da mesma coisa ou da mesma forma.

A segunda forma de ler, é o ler pra valer. Absorver um conteúdo com calma, relendo se necessário o mesmo parágrafo. Ler textos variados, é até alguns com linguagem mais técnica ajuda de uma maneira quase inexplicável. Aumenta seu vocabulário, treina sua atenção, te dá mais confiança e muito mais. Ler com profundida é mais que absorver um conteúdo sem saber pra que ele serve, ler com profundidade é aprender de verdade.

Recomendo que você, caro leitor, pratique a leitura mesmo que poucos minutos por dia. Nosso cérebro e mente, não são, mas se comportam como músculos, se não exercitar eles murcham.

UTILIDADE 3: Te faz passar nas provas.


Quantas pessoas você não vê (talvez até você mesmo caro leitor), que erraram uma pergunta boba em uma prova de escola/faculdade/concurso simplesmente por não entender do que a pergunta estava falando?

Pois é.

Queria fazer um vírgula aqui e dizer, sem orgulho algum por que foi uma atitude imbecil, mas passei com nota alta em uma prova sem estudar. Sim. Eu digo sem orgulho por que não estudei, e não recomendo isso a ninguém. Agora verdade seja dita, passei simplesmente por que li o que a pergunta estava perguntando.

"A mais você deve ser um cara inteligente, diferente, acima da média, blá, blá blá... desculpas, desculpas..."

E te digo, não caia nessa. Ser inteligente é questão de escolha, assim como ler a prova prestando atenção.

Resultado de imagem para prova facil
A verdade geralmente é simples.

Perdi a conta de quantos colegas faziam a prova como se o diabo chicoteasse as costas deles para que acabassem mais rápido que os outros. Isso não faz sentido nenhum. Se você tem uma hora de prova, use uma hora de prova, não vinte minutos pra você sair correndo pra ir com o amigo aqui ou ali.

Tudo bem, pareci sua mãe falando, mas não deixa de ser verdade. Muitas vezes respondi questões onde a resposta estava na próxima pergunta. Exemplo:


"Questão 1: Qual a capital do Brasil?



Questão 2: Já que Brasilia é a capital do Brasil, quem a fundou?"

Não exatamente assim, mas como disse, é um exemplo.

E só para terminar, imagine o seguinte: Se você pudesse passar uma hora no melhor restaurante da sua cidade, comendo na faixa, você ficaria uma hora ou sairia em 20 minutos? E sim apelei ao seu estômago, não me julgue.

Até a próxima!

by Ferrari

Novidades como estas e muito mais entre em nosso Site, siga-nos no Facebook e ouça nossos Podcasts!

Nenhum comentário:

Postar um comentário