terça-feira, 29 de maio de 2018

Pra que serve aprender... MATEMÁTICA?

Olá caro leitor, pois é ainda não acabamos por hoje!

Hoje ainda falaremos sobre ela que tira o sono de tantos alunos e é amada como um filhote de poodle por outros (poodles são legais, é um elogio): A matemática!

Claro, já temos até um podcast sobre ela, mas ainda vamos nos aprofundar mais nessa matéria tão mal vista!

Se quiser saber como ela pode ser útil pra você, continue lendo.


UTILIDADE 1: Pra não te passarem a perna!


Durante o dia a dia, na correria, acabamos comprando coisas e raramente contamos o troco. Infelizmente isso faz com que vez ou outra (ou várias veze) percamos dinheiro achando que caiu na rua, que o bolso está furado ou que nos roubaram.

Me dá imagens do Zeca Urubu!

Parece brincadeira, mas não é.

Também há aqueles momentos que sofremos em fazer uma conta de cabeça, passar no caixa, e perceber que aquele zero na prova da professora Edileuza está nos cobrando já que vamos ter que passar pela tristeza de devolver produtos, por que somamos errado.

É claro, isso parece até mesmo coisas simples do cotidiano, e são mesmo, porém se de "grão em grão a galinha enche o papo", de descuido em descuido podemos perder mais do que esperamos.

Em um certo dia de minha adolescência (não faz tanto tempo assim), eu fui a uma loja de equipamento médico comprar fitas para medir a diabetes de minha avó. Paguei com 50 reais e sai sem ver o troco. Peguei o dinheiro e, na época fã de jogos de cartas, pensei em comprar uma caixa com o dinheiro da passagem e voltar a pé.

Ao contar o dinheiro percebi que a moça do caixa me tinha voltado quase 60 reais de troco!

Ou seja, poderia comprar as cartas e ir pra casa de ônibus.

Moral da história: voltei e devolvi o dinheiro por que seria uma sacanagem com a pobre e desligada caixa, imaginando que ela poderia perder o emprego caso a diferença aparecesse lá. E se você pegaria pense duas vezes, seus valores pessoais devem valer mais que uns trocados. Hoje me sinto muito bem por não ter pego o que não era meu.


UTILIDADE 2: Você vai saber usar seu dinheiro!


Esse assunto é polêmico pra caramba.

De todas as coisas que dizem sobre nós brasileiros a maior das verdades é de que NÃO SABEMOS GASTAR! Não estou falando de poupar, mas de gastar.

"Importante é ter, sem que o ter te tenha" - Millôr Fernandes

Lembro que uma pessoa muito querida de minha vida me disse pra fazer uma compra grande e deixar meu nome sujo, afinal todo mundo faz isso. Péssimo conselho, PÉSSIMO!

O brasileiro tem, com certeza, um salário irrisório se formos levar em consideração os impostos que pagamos (tem coisas que chegam a 60% de imposto!), ou seja, pagamos mais que o dobro de um certo produto.

Se unirmos o baixo salário, mais os impostos terríveis, nascem as mal fadadas dívidas. Porém, vivenciei uma história que se me contassem eu não acreditaria sem ter visto.

Anos atrás dois amigos meus começaram a trabalhar. Um por um ano trabalhou na Samsung, com salário alto e benefícios, o outro, como ajudante de pizzaiolo (um verdadeiro herói culinário) por três meses. Passado o um ano de trabalho de meu amigo Samsung ele estava a ver navios sem um tostão no bolso, porém meu amigo da Pizzaria, teve recursos (dinheiro) por TODO O ANO, chegando a ir em cinema, sair com amigos e etc.

O segredo dele: Saber gastar.

E pra saber gastar, nada melhor que não ter medo de fazer contas.


UTILIDADE 3: Liberdade!


Em um meme da internet tinha uma menina com a seguinte frase no whatsapp:

"Não vejo a hora de fazer 18, ter meu emprego, minha casa e meu carro, pra não depender de mais ninguém" - seguido da imagem de pessoas rindo da frase da moça.

Bom, não quero ser chato, mas qual o problema da frase acima?

Simples. Aqui no Brasil nossa cultura de consumo é uma tristeza, logo, achar que alguém pode ter conquistas é tratado como se fosse impossível ou que a pessoa é "sortuda".

Seu estilo de vida sem excesso vai chocar as mentes pequenas, 
mas liberdade não tem preço!

Veja bem caro leitor, a sorte acompanha quem persegue oportunidades. Não estou dizendo que seja fácil atingir conquistas, mas ao nosso redor estamos cheios de pessoas que procuram por nossos "pés no chão", mas não percebem um discurso derrotista que estão te passando.

A verdade é que, quem entende o mínimo que seja da diferença entre gastar e investir, assim como de entender o valor pessoal, não é impossível atingir grandes objetivos mesmo com pouca idade.

É claro que essas habilidades devem ser aprendidas, mas se você está lendo isto, e tenha a idade que for e perceber que é possível, é o primeiro passo para conquistar a vida que você deseja.

Dominar a matemática é mais que fazer contas, é saber utilizar a lógica de gastos para você ser livre de dívidas, de valores abusivos e de gastos imbecis que te levam de nada a lugar algum.

Você não precisa ser um Pitágoras, mas a realidade é que aqueles que dominam um conhecimento, dominam também aqueles que desse conhecimento nada entendem! Pense nisso.

E por hoje ficamos por aqui. Dúvidas e comentários, ficaremos felizes em responder.

Até a próxima!

by Ferrari

Novidades como estas e muito mais entre em nosso Site, siga-nos no Facebook e ouça nossos Podcasts!

Os tipos de Inteligência - Parte VII: Interpessoal

Olá caro leitor, como está? Espero que não preso no trânsito!

Mas não, não falaremos sobre as ultimas notícias que estão em todas as redes por ai, já tem muita gente falando disso.

Hoje estamos no antepenúltimo post sobre os vários tipo de inteligência. E você, já se identificou com alguma? Se não, se sente e relaxe, que vamos falar hoje de Empatia.

Quem pratica nunca está sozinho.

Uma inteligência Empática


Quem não viu Guardiões das Galáxias 2 e Vingadores Guerra Infinita, pode não conhecer a querida Mantis. Mantis é um personagem novo que tem poderes empáticos, ou seja, ela sente o que os outros sentem e pode manipular o humor dos outros.

Quem não ia querer um dom desses não?

Resultado de imagem para mantis marvel
Aqui Mantis sendo exatamente o que é:
Amável!

Mas o que a Mantis tem haver com a inteligência Interpessoal? Simples, as pessoas que tem essa inteligência mais desenvolvida é praticamente um(a) Mantis!

Empatia (entender o que os outros sentem), humildade e bom humor são marcas registradas de quem tem essa inteligência em destaque. Não é incomum que quem tenha esses dons seja uma pessoa admirada, interessante e companheira. As pessoas com esta inteligência em alta são excelentes comunicadoras e mediadoras também, já que podem compreender ambos os lados de uma discussão e "trocar em miúdos" uma discussão que pode ser sem pé nem cabeça.

"Po, mas é só pra isso... como isso me ajuda a arrumar um emprego?"

Sendo muito sincero caro leitor, eu mesmo pensaria 133 vezes, antes de contratar alguém sem um pingo dessa inteligência. O que não é raro por ai. Veja bem, se você já trabalhou, ou ainda vai entrar no mercado, vai se deparar com pessoas que vão querer puxar seu tapete, atravancar seu trabalho e até inventar coisas sobre você.

E por quê?

Simples. São pessoas pequenas, de mentes pequenas e de vida medíocre e, mesmo que sejam ricas, são pobres no contato humano já que tratam todos como lixo.

Infelizmente tem muitos desses no mercado, que acreditam que pra manter seu emprego devem pisar nos outros. É triste. Essas pessoas são subdesenvolvidas na inteligência Interpessoal e nunca chegam a ser líderes sem a desenvolver.

Qual você prefere seguir?

Antes de terminarmos queria deixar um aviso importante, nossos posts estão um tanto atrasados por conta de uma apresentação que fizemos em uma feira de inovações em Osasco, pedimos desculpas e voltamos a nossa programação normal!

E por hora ficamos por aqui, espero que tenham gostado, até a próxima

by Ferrari

.
Novidades como estas e muito mais entre em nosso Site, siga-nos no Facebook e ouça nossos Podcasts!

terça-feira, 22 de maio de 2018

Pra que serve aprender... PORTUGUÊS?

Olá caro leitor, passou um bom fim de semana? Espero que sim!

E agora, começando uma série chamada "Para que serve aprender...".

Nessa minissérie de artigos vamos falar matéria por matéria do ensino regular e responder de uma vez por todas por que raios elas são importantes, não só para o estudo, mas como ferramentas de vida.

E começamos pelo nosso Português de todo dia! Nosso feijão com arroz das matérias.

UTILIDADE 1: Apresentação e xaveco


Quantos de nós, caro leitor, não temos que apresentar um seminário na escola/faculdade? Passar pelo momento de ir a frente da sala, olhar nos olhos de nossos colegas e falar sobre um assunto qualquer que seja fruto da nossa pesquisa e passar pelo "deu um branco", papel/celular na mão e inúmeros "éeee... bom... ahhh..".

Pois é.

Resultado de imagem para xaveco
E aqui, o verdadeiro Xaveco (Badum Tizzz)

A coisa ainda piora se acabamos tendo um crush. Imagina ir até o alvo de nossos interesses e puxar um papel pra ler o que queremos dizer? Fazer mil planos na cabeça e na hora só conseguir dizer frases desconexas como "banana, cachecol, feijão tropeiro"? Ok, ok... talvez não chegue a tanto, mas se tem uma coisa que estamos ficando cada vez piores é na nossa comunicação, ou melhor, nossa habilidade de nos comunicarmos.

Falar bem é cada vez mais subestimado, e quem domina seus poderes, é cada vez mais admirado. Nem só de MC´s, pop music e amoebas no microondas vive o youtube, por exemplo, existem canais e mais canais de pessoas que desejam ajudar, mudar perspectivas e acrescentar cultura, falando de uma forma interessante, direta e que abre nossos olhos a novas possibilidades.

Nós aqui da GC temos esse objetivo e entendemos que a única forma de fazer isso é sabendo falar e não tendo apenas o que falar. Aprender nossa língua não é tão complicado já que vivemos no meio do português, mas dominá-lo vai fazer de você caro leitor, um pessoa articulada, convincente e persuasiva.

UTILIDADE 2: Aprender a ler


Resultado de imagem para ler
Comece a ler e você vai entender.

Sim, eu sei. Sei que você sabe ler caro leitor, afinal você está aqui não?

Mas é importante dizer que existe uma diferença em ler (passar os olhos) e ler (absorver).

Hoje com as mensagens de WhatsApp, e-mails, posts de face e etc, ficamos acostumados a ler conteúdos pequenos e rápidos, o que não é um problema. O problema começa quando só lemos isso. Uma pesquisa comprovou que uma quantidade enorme de pessoas do Facebook, por exemplo, só leem o título daquilo que compartilham, ou pior, escrevem ser contra ou favor de coisas que nem sequer realmente entendem.

Isso é péssimo.

Imagine por um momento que você, caro leitor, vai comer o seu doce favorito de café. Feliz você continua seu dia, mas descobre que de almoço, janta e todas as refeições para sempre será somente aquilo. Algo muito similar ao que o Mike Kyle (da série Eu, a patroa e as crianças) fez com os filhos dele no episódio da torta de limão.

É impossível viver somente da mesma coisa ou da mesma forma.

A segunda forma de ler, é o ler pra valer. Absorver um conteúdo com calma, relendo se necessário o mesmo parágrafo. Ler textos variados, é até alguns com linguagem mais técnica ajuda de uma maneira quase inexplicável. Aumenta seu vocabulário, treina sua atenção, te dá mais confiança e muito mais. Ler com profundida é mais que absorver um conteúdo sem saber pra que ele serve, ler com profundidade é aprender de verdade.

Recomendo que você, caro leitor, pratique a leitura mesmo que poucos minutos por dia. Nosso cérebro e mente, não são, mas se comportam como músculos, se não exercitar eles murcham.

UTILIDADE 3: Te faz passar nas provas.


Quantas pessoas você não vê (talvez até você mesmo caro leitor), que erraram uma pergunta boba em uma prova de escola/faculdade/concurso simplesmente por não entender do que a pergunta estava falando?

Pois é.

Queria fazer um vírgula aqui e dizer, sem orgulho algum por que foi uma atitude imbecil, mas passei com nota alta em uma prova sem estudar. Sim. Eu digo sem orgulho por que não estudei, e não recomendo isso a ninguém. Agora verdade seja dita, passei simplesmente por que li o que a pergunta estava perguntando.

"A mais você deve ser um cara inteligente, diferente, acima da média, blá, blá blá... desculpas, desculpas..."

E te digo, não caia nessa. Ser inteligente é questão de escolha, assim como ler a prova prestando atenção.

Resultado de imagem para prova facil
A verdade geralmente é simples.

Perdi a conta de quantos colegas faziam a prova como se o diabo chicoteasse as costas deles para que acabassem mais rápido que os outros. Isso não faz sentido nenhum. Se você tem uma hora de prova, use uma hora de prova, não vinte minutos pra você sair correndo pra ir com o amigo aqui ou ali.

Tudo bem, pareci sua mãe falando, mas não deixa de ser verdade. Muitas vezes respondi questões onde a resposta estava na próxima pergunta. Exemplo:


"Questão 1: Qual a capital do Brasil?



Questão 2: Já que Brasilia é a capital do Brasil, quem a fundou?"

Não exatamente assim, mas como disse, é um exemplo.

E só para terminar, imagine o seguinte: Se você pudesse passar uma hora no melhor restaurante da sua cidade, comendo na faixa, você ficaria uma hora ou sairia em 20 minutos? E sim apelei ao seu estômago, não me julgue.

Até a próxima!

by Ferrari

Novidades como estas e muito mais entre em nosso Site, siga-nos no Facebook e ouça nossos Podcasts!

Os tipos de Inteligência - Parte VI: Espacial - Visual

Olá caro leitor, sim nos começamos uma nova minissérie aqui na GC, mas não esquecemos de falar sobre as excepcionais inteligências.

E ai, já descobriu qual a sua inteligência predominante? Se ainda não, vamos continuar.

Uma inteligência de Visão


Resultado de imagem para desenho incrível

Quando rabiscos ganham vida!


Essa é para você que rabisca.

Certa vez, em um curso relâmpago de caricaturas que fiz num shopping no centro da cidade, o professor contou a seguinte história:

"Um de seus alunos de arte que gostava de desenhar queria trabalhar com isso. Seus pais é claro eram contra, alegando que seria impossível viver de desenhar. Esse garoto, em um fim de semana, pegou seus únicos dez reais, colocou no bolso e de carona foi até um evento de dois dias no centro de São Paulo.

Voltando no domingo a noite, ele colocou sobre a mesa da cozinha não menos que mil reais."

Essa história ilustra uma tecla que alguns vem batendo, poucos vem escutando e a maioria tenta remar contra: A possibilidade de viver de um trabalho diferente.

As pessoas que vivem tocadas pela inteligência Espacial-visual são pessoas de talento literalmente visionário. Eles possuem grande habilidade com desenho, fotografia e formas, geralmente são bons fisionomistas também. Essas pessoas são dotadas de uma visão perceptiva do mundo que as faz perceber o "sentimento das formas"

Resultado de imagem para arte
O mundo é uma tela em branco esperando você pintar.

Explico.

Assim com quem possui a Inteligência Linguistica sabe dar vida usando, modificando ou combinando as palavras, assim é quem possui a Inteligência Espacial-Visual, porém com as formas físicas ou abstratas da realidade.

Essas pessoas tem facilidade de criar modelos 3D na própria mente, determinam distâncias a olho nu com mais facilidade e compreendem a noção de espaço ao redor muito melhor. As profissões que alguém com este tipo de inclinação são bem maiores do que se imagina: artistas, fotógrafos e designers são só alguns exemplos e nem de longe são os únicos.

Infelizmente esse tipo de habilidade também sofre muito com o "seu primo fulano fez concurso é ta ganhando cem mil por mês", ou seja, geralmente quem não possui essa inteligencia bem desenvolvida a trata com certa desdém, o que é um erro fatal.

Certa vez um desenhista foi contratado, uma mulher pediu a ele um retrato de rosto dela, na folha sulfite feito a lápis. O desenhista disse seu preço: cinquenta reais. A mulher logo fechou a cara e disse que não ia pagar isso por uns rabiscos de vinte minutos. O artista foi até sua mesa, pegou uma folha sulfite, enrolou em elástico, colocou uma borracha e um lápis e deu a mulher e disse: Se é tão fácil, faça você. Não estou te cobrando por vinte minutos, estou cobrando algo de qualidade que me dediquei quinze anos para aprender.

Resultado de imagem para fotografo funny
"Calma Touro, é só uma foto!"
O trabalho por trás da arte ninguém vê.
Se valorize!

Antes de terminar, só queria deixar um apelo.

Você, caro leitor, que rabisca no seu caderno, dê uma chance a esse talento, mas SE DESENVOLVA. Invista sem medo, o que vai limitar suas opções são apenas a forma como você pensar.

Até a próxima!

by Ferrari

E para mais novidades visite nosso Site, siga nosso Facebook e ouça nosso Podcast.

Manual de sobrevivência na Faculdade!

Boa noite, colega 

Sua família tá morrendo de orgulho, seu chefe mencionou sobre um possível aumento no salário e a ansiedade toma conta do seu corpo enquanto atravessa a catraca pela primeira vez na sua vida. É oficial, você está na faculdade! Deste dia em diante sua vida será só sexo, amizades e muita bebida! 

Legal, né? Pena que isso só acontece nos filmes. A verdade é que a faculdade pode ser a melhor e a pior escolha da sua vida. 

E já que teve paciência pra ler o texto até aqui, aqui vão algumas dicas importantes pra calouros, curiosos e veteranos que ainda não entenderam bem como as coisas funcionam (o que é o meu caso). 

Dica n°1 - CONHEÇA O LOCAL



Oi, aqui é o banheiro?

Pra tudo existe uma primeira vez, até mesmo para ir até a aula. Estude o trajeto, avalie se vale a pena estudar em lugar mais próximo ou mais confiável e não gaste dinheiro da passagem com o milho no copo, se não tu não volta pra casa. Isso nos leva à próxima dica.

Dica n°2 - ECONOMIZE



Guarde até o que você achar no vão do sofá!

Ainda que você seja Team Mensalidade, Team ProUni ou Team Fies, economizar é fundamental pro seu bolso e para seu desempenho nos estudos. Pense bem, uma coxinha custa em média R$ 4. Guarde este dinheiro para bancar suas impressões, passagens de ônibus ou estacionamento. Acredite, seu bolso vai agradecer e seu colesterol estará em dia :) 


Outra dica é fazer um lanchinho ou jantar antes de ir pra aula, pois o lanche de faculdade conseguem ser mais caros do que os de shopping.

Dica n°3 - DEIXE O TEMPO AO SEU FAVOR



Aluno - Mas professora o trabalho é pra segunda...
Professora - E hoje é terça

A cada semestre, fica difícil conciliar todas as disciplinas. E parece que você só tem duas opções: estudar igual a um jegue ou trancar o curso e ter vida social. Se realmente houver algo que te impeça de continuar o curso, você pode optar pela segunda alternativa. Mas se você é como a maioria, que se dedica e reclama que não tem tempo pra nada, talvez você esteja administrando mal o seu tempo.


"Ah, mas eu trabalho o dia todo, chego cansado na aula."

Meia horinha lendo um livro que o professor pediu já é o suficiente. Anotar datas e tarefas importantes no calendário também pode te ajudar. O importante é você não se tornar o Coelho da Alice.


Dica n°4 -  TENHA UMA RELAÇÃO DE AMOR E HATE COM A FACUL 



Ctrl+tecla que esbarrei sem querer = Adeus trabalho

Quando você assina o contrato com a universidade, você jura amá-la e respeitá-la até a sua formatura. Claro que haverão dias em que você terá um leve surto de raiva. Os motivos são mais diversos, desde alguma nota errada no sistema, greve dos professores, falta de comunicação, um abençoado que não cala a boca durante a aula, etc. 

Mas não precisa perder a cabeça para resolver essas questões. Segundo as palavras de um grande filósofo contemporâneo, Brunno Ferrari: "As pessoas não te ensinam a se levantar. Elas só querem te ver pra baixo porque é mais fácil pra elas

Ok, isso ficou confuso, mas o que ele quis dizer é: faça por você mesmo, valorize-se! 

Dica n°5 - PERGUNTAR NÃO DÓI 



Éeeeee... aaaa... pois é...

Qualquer que seja sua dúvida, pergunte. Você tá na faculdade pra aprender a fazer algo que te garanta um bom futuro. Seja curioso! Só assim aprendemos algo.

Dica n°6 - Guarde tudo o que acabou de ler e vá fazer seus exercícios!




É nóis, 

by Leela

E para mais novidades visite nosso Site, siga nosso Facebook e ouça nosso Podcast.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Os tipos de Inteligência - Parte V: Naturalista

Olá caro leitor, espero que tenha passado um bom fim de semana.

Hoje vamos continuar nossa série sobre inteligência. Já passamos da metade!

Então junte-se a mim neste artigo e veja se você tem afinidade com a natureza da nossa conversa.

Acredito que vale aqui deixar claro uma coisa: Ambientalistas não ficam só abraçando árvores!

Resultado de imagem para natureza
Natureza: quem não prefere estar aqui...

Quando falamos de Naturalismo, Ecologia, Meio Ambiente e seus sinônimos é comum que as pessoas pensem que os profissionais dessa área ficam o dia todo abraçando árvores, caçando borboletas ou fumando uma erva (o que é um pensamento muito limitado). Gostaria que fosse uma piada, mas não é. Seja como for a realidade é (em 99% do tempo) outra. Aqueles que possuem ou desenvolvem a Inteligência Naturalista são observadores natos, são capazes de perceber a unidade da vida como ela é.

Por exemplo: Certa vez um professor nos disse para citarmos mamíferos e as respostas eram óbvias: macacos, baleias, cães, gatos e etc... Mas algo que não havíamos percebido é que quase ninguém citava, e o professor deixou claro que praticamente ninguém percebia, era o mamífero mais conhecido do homem.

O próprio homem.

Resultado de imagem para poluição
... do que aqui?

É engraçado pensar assim, especialmente se lembrarmos que, chamar alguém de "animal", é levado como ofensa mesmo que todos os seres humanos sejam animais também.

Esse tipo de pensamento (ou não pensar) parece que tira o homem do mundo, como se ele fosse uma entidade a parte de toda a criação. Isso é perigoso por que nos excluí da responsabilidade com o ambiente que nos rodeia. Não é sem razão que hoje em dia tanto se discute entre governos e empresas a NECESSIDADE  de preservar o Meio Ambiente.

As pessoas dotadas dessa inteligência são mais que bem vindas hoje. A necessidade de sua sensibilidade para o meio natural só cresce ano após ano. E se duvida, imagine a seguinte cena:

Você chega no seu trabalho, trabalha, vai pra casa, conta para seu(ua) parceiro(a) sobre o dia e quantas vezes a máquina de xerox travou, assiste a Luciana Gimenez, dorme e repete tudo no dia seguinte, com exceção da Luciana Gimenez. Um dia normal, mas sem nada demais.

Agora vamos mudar o cenário. Você chega no trabalho, trabalha, seu chefe chama todos e diz que parte daquilo que a empresa ganhou foi utilizado para recuperação de floresta de mata nativa, isso gerou empregos e vai ajudar a região, não só animais, mas as pessoas que moram em volta e ele mostra as fotos do local do replantio, você vai pra casa, conta para seu(ua) parceiro(a) o que aconteceu, conversam sobre o assunto, assiste a Luciana, dorme e no dia seguinte repete tudo revigorado.

Sei que é uma imagem hipotética, mas a Inteligência Naturalista nos traz um tipo de satisfação que vai além de nós, um sentido maior. Estudar anos pra poder trabalhar para uma empresa/empregador e lutar somente para pagar as contas diminui o nosso senso de valor. Não nascemos para sermos "pagadores de contas" num ciclo infinito de trabalhos e boletos.

Uma vida assim é perder nosso significado.

Porém, quando sabemos que nosso esforços criam um mundo melhor, mesmo que aos poucos, ficamos mais animados e sentimos a importância que nossas ações tem.

Se você caro leitor, sente esse impulso e possui essa compreensão e interesse pela natureza, devia se sentir muito feliz. Você não só tem inclinação a participar de uma verdadeira vanguarda que pode mudar o mundo como também pode ter um trabalho que possa te garantir um futuro cheio de significado e orgulho pessoal.

Resultado de imagem para preserve a natureza
Fazer a nossa parte é mais fácil
do que pensamos!

E em matérias futuras, falaremos das profissões que caem nesse tipo de inteligência como Biólogo, Ambientalista, Veterinário e outras.

Até a próxima!

by Ferrari

E para mais novidades visite nosso Site, siga nosso Facebook e ouça nosso Podcast.

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Currículo: parte II - Da Vinci, o canivete suíço dos empregadores!

Leonardo Da Vinci!

Sim caro leitor, apesar das grandes habilidades até mesmo Leonar... um momento, você sabe quem foi Leonardo Da Vinci?

Não estou querendo te ofender caro leitor, mas levando em consideração o nível de ensino aqui em nosso país, seja "gratuito" ou particular, vamos a uma breve revisão das competências de Da Vinci.

Da Vinci foi (aaaaaaaaaaaaah, puxando ar, isso vai exigir muito fôlego): pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, cartógrafo, geólogo, físico, mecânico, inventor, anatomista, escritor, poeta e músico... ufa... Bom, claro que com tantas habilidades fizeram de Da Vinci um ícone e criador de invenções como o paraquedas, robô (sim, acredite você ou não) e a asa delta (que podemos ver no engraçadíssimo "Hudson Hawk - O Falcão está a solta", recomendo); e obras como o Homem Vitruviano, A Útima Ceia e a Mona Lisa (só o quadro mais caro do mundo).

Desafio você a assistir e não rir!

Incrível não?

Pois é, mas o que raios um cara com o Da Vinci tem haver com CVs?

Bom, muito tempo atrás na época de Leonardo, ele decidiu oferecer seus serviços ao Duque de Milão, Ludovico Sforza. Como não havia CVs na época, Da Vinci fez o que sabia: inventou o CV.

Na chamada "Carta de Da Vinci enviada ao Duque de Milão", ele não fez como é feito hoje, nada de local de estudo, quantas línguas fala ou o numero de Whatsapp (que ele só não inventou por falta de tempo, garanto). Em sua carta Da Vinci descrevia todas as inovações e obras que poderia com seus talentos e habilidades prover ao Duque, isso fez com que ele não precisasse fazer o "exercício de visualização do empregador".

Explico. Quando você contrata ou é contratado deve haver um exercício de visualização pelo contratante. Esse exercício põe o contratante na obrigação de imaginar se você e suas habilidades casam com a tarefa que a empresa precisa que seja feita. Nada demais, porém isso faz com que o contratante fique total e completamente a mercê da própria imaginação do que raios vai fazer com você, isso mesmo fazendo uma entrevista que, apesar de poder ser mais aprofundada, ainda deixa margem a abstração.

O que Da Vinci fez foi tomar a dianteira, deixando claro o que ele podia fazer sem tirar do contratante (o Duque) a possibilidade de imaginar tudo o que ele poderia fazer além. Simples e brilhante não?

Então aqui vai a primeira dica: Faça como Da Vinci. Aprenda a "vender seu peixe" por assim dizer.

Agora eu disse primeira dica por que existe uma segunda que queria deixar aqui. Esta dica é para você, caro leitor: entenda como se INSPIRAR.

Inspirar é muito útil, na minha humilde opinião é até essencial! Mas geralmente é mal interpretado.

Explico.

As pessoas procuram, por exemplo, dançar como Michael Jackson e não tipo Michael Jackson. Qual a diferença você pergunta? Simples. Ser COMO não é novidade, é praticamente ser cover. Um amigo certa vez me disse que desenhar com os traços iguais de outro desenhista só aumenta o valor do desenhista original, já que o copiamos. Agora dançar TIPO é inspiração. Essa inspiração é quando você admira e toma algumas bases para o seu estilo próprio. Assim você pode até dançar tipo o Michael, mas definitivamente vai ser o seu esforço e o seu talento ali.

Sacou? Bom se não, não tem problema, deixe um comentário ou nos mande um e-mail e te esclarecemos melhor.

E aqui a obra
"Mona Lisa se Da Vinci fosse BR"
Certeza...

E semana que vem, postaremos um CV a la Da Vinci, não perca!

E por hoje fico por aqui, semana que vem falaremos de portfólio.

Até a próxima!

by Ferrari

Novidades como estas e muito mais entre em nosso Site, siga-nos no Facebook e ouça nossos Podcasts!


Currículo - O que é? Como fazer?

Olá caro leitor, cá estamos nós!

Hoje vamos falar sobre Currículo. É possível caro leitor que você conheça ele, mas será que você sabe mesmo tudo que um CV simboliza e quanto pode fazer diferença?

Vamos dar uma voltinha e conversar.

Currículo ou Curriculum Vitae, significa Trajetória de vida. Esse documento (por que é um documento), foi feito pra você mostrar a um possível empregar suas competências que são seus cursos, suas habilidades, experiências e informações de contato.

Parece bobo escrever algo sobre CV especialmente hoje em dia, mas já peguei um cem números de CV´s com informações ora absurdas, ora faltando ou mesmo em excesso. Dizer que terminou com o namorado NÃO PRECISA estar num CV!

Assim como em relacionamentos,
desespero não é atraente!

Voltando, antigamente existiam CVs que você comprava pronto e simplesmente o preenchia, como uma ficha comum. Nada Extraordinário. Porém as mudanças no mercado de trabalho nos possibilitam (sim você leu bem, POSSIBILITAM) criar modelos de CV diferentes, mais focados, que te faz poder ser menos genérico.

Como abaixo podemos ver um CV atual simples, mas bem interessante, com foto.

Ponha a sua foto, 
se não vão pensar que você é um boneco Funko!

"Mas em que me ajuda um CV diferente?"

Em primeiro lugar isso demonstra qual o foco daquilo que você deseja trabalhar. A vantagem disso é a economia inacreditável de tempo que você e o contratante tem, uma vez que a empresa pode rapidamente notar se você é ou não o perfil ideal para vaga que você deseja. Em segundo lugar, mostra as suas qualidades como pessoa, como um cartão de visitas pessoal que mostra a quem o recebe que tipo de profissional você é.

Anos atrás recebi de um primo meu um cartão de visita muito bem feito, mas admito, comum. Quando olhei a parte detrás do cartão é que tive uma surpresa: atrás de um cartão "padrão profissional" havia um visual de carta de Magic, um jogo de cartas! Decidi levar esse cartão comigo na carteira como lembrete do que não fazer, porém já na faculdade, mostrei o cartão a um de meus professores que gostou da ideia, não pelo designe em si, mas pela ideia inusitada que trazia surpresa a quem o via. Hoje ainda levo o cartão como um lembrete de "talvez fique bom, vamos testar".

O "truque" para um bom CV depende quase que exclusivamente onde você quer chegar. Lógico que possuir alguns em formato padrão seja bom, mas existem empresas e vagas que não só querem, como exigem, uma ponta de criatividade. Geralmente as boas empresas.

Sim. Vale um CV em forma de caixa de leite.

A dica aqui então é: faça alguns CV padrão, mas determine onde você quer chegar e, além das competências que você tem que buscar para atingir seus objetivos, faça um CV de acordo com a sua cara.

Na parte 2, vamos aprender a fazer um CV diferenciado com o antigo, porém atual, Leonardo Da Vinci!

Até a próxima!

by Ferrari

Olá, para mais novidades visite nosso Site, siga nosso Facebook e ouça nosso Podcast.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Os tipos de Inteligência - Parte IV: Lógico-matemática

Bom dia caro leitor, como foi seu fim de semana? Espero que bem.

Hoje continuando nossa série "Os tipos de inteligência", vamos conversar sobre a inteligência Lógico-Matemática e para isso aponto aqui um personagem da cultura pop: o Spock.

Você já ouviu falar do Spock?

Resultado de imagem para spock gif
Spock, ei-lo!

Bom se você já assistiu os últimos filmes de Star Trek ou assiste The Big Bang Theory, provavelmente sim, se não ai vai uma breve explicação do personagem: O meio-humano, meio-vulcano Spock, nasceu em Vulcano. Os Vulcanos são reconhecidos como uma das mais inteligentes raças do universo sendo adeptos da lógica acima de tudo e do controle de suas emoções avaliando sempre a melhor saída com técnica e sangue-frio (e verde).

Só reiterando, vou usar o Spock como referencia pop, não estou te chamando de Spock caro leitor.

Bem a inteligência lógico-matemática foi por muitos anos o único meio de medir a capacidade intelectual de uma pessoa com o já conhecido teste de QI, porém hoje em dia já sabemos que apesar de essencial ele não é único. Exemplificando, medir o QI de uma pessoa apenas, não pode determinar se ela é ou não capaz, afinal ele só mostra parte do aspecto geral da pessoa.

Não que isso desmereça esta inteligência, pelo contrário, cada vez mais percebemos hoje que, como na matemática, todo conhecimento, experiência e técnica se relacionam mutuamente e se formam em um sistema complexo chamado vida.

Se você possui essa inteligência acentuada, alegre-se! Especialmente hoje em que existe quase uma sub-cultura de ódio a lógica e a matemática (em especial a matemática). Como você pode ouvir em nosso podcast neste link, você vai perceber que esse desgostar é exagerado e prejudicial.

Explico: Como somos seres humanos somos sociáveis, ou seja, vivemos, gostamos e necessitamos viver em sociedade. Até você amigo(a) que diz detestar as pessoas e etc, você também precisa dos demais e mesmo sem notar confia neles, ou vai dizer que você SEMPRE visita a cozinha do seu padeiro pra ver se ele faz seu pão direito? Sendo assim, se alguém com esta inteligência cresce num ambiente em que esse tipo de conhecimento é desprezado, essa mesma pessoa pode acabar desprezando até a si própria, uma vez que esse tipo de conhecimento é marginalizado pelos outros e faz parte de si.

Desafio de Raciocínio Lógico
Fala mal, mas adora resolver 
esses desafios no Facebook né?
(Resposta)

É por estas e outras que o Geração de Conteúdo quer focar no SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL, afinal grandes cientistas, poetas, pintores, matemáticos e etc, mudaram e ainda mudam o mundo. Sendo assim como podemos nos permitir sermos menos e jogar lá pra baixo a nossa própria individualidade pra cada vez mais sermos parecidos com esse ou aquele?

Seguidamente podemos falar que a inteligência lógico-matemática se divide em duas frentes muito úteis e  interessantes:

Lógica: Tudo aquilo que pode interpretar, compreender e mudar padrões. A lógica é um encadeamento de ideias ou práticas que existem no dia a dia e como todo o conhecimento, é poder. É mais fácil a uma pessoa lógica perceber certos ciclos de ações, o que é indispensável para podermos gerar mudanças, afinal antes de você saber que tem que sair de uma situação negativa você deve entender que está numa situação negativa. A falta dela gera muita dor de cabeça, como exemplo prático vale citar: sabe aquele(a) amigo(a) que está namorando com um cafajeste/piriguete? Pois é, este cidadão não tem noção lógica que esta numa relação tóxica.

Matemática: Eu não sou matemático, mas essa é de longe a matéria mais mal tratada na escola hoje e não pelos professores ou pelos alunos como um todo, mas por um grupinho de pessoas que quer que a gente acredite que matemática é difícil. Óbvio que existem sistemas e contas que são complexas, mas não impossíveis. Manter-se aberto a essa perspectiva vai permitir que você solucione muito mais fácil a matemática. Curioso que estar aberto a ver além me fez perceber que a matemática não é um bicho de sete cabeças e foi em uma história de mangá (sabe, quadrinho japonês) chamado Love Hina, que percebi isso. Love Hina é a história de um estudante péssimo, mas esforçado em uma casa cheia de garotas (sem safadeza, é uma história de humor com romance), em uma parte da história o protagonista recebe uma dica que pra mim até hoje vale ouro!: Se você perceber bem, as questões das provas de matemática são, ora IGUAIS aos exercícios de sala, outros são o mesmo, só que com um TEXTO DIFERENTE. Então pense duas vezes antes de jogar tomates na matemática, de repente ela é mais simples do que você pensa.

Pra terminar se você gosta de lógica, se você gosta de matemática, tampe os ouvidos para as pessoas tóxicas e gosmentas que querem tirar de você esse prazer!

Profissões indicadas: Cientista, engenheiro, contador, químico e muito mais.

Em postagens futuras, uma lista mais detalhada de onde poderá empregar suas inteligências, então fique com a GC, siga-nos no nosso sitepodcast, facebook e aqui no blog!

Vida longa e próspera.

Até a próxima!

by Ferrari

Fonte: A imagem do desafio é da página Matemática Genial, uma página muito divertida e cheia de desafios e curiosidades. Recomendo!

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Ma que! Manja la Pomodoro!

Se ainda havia duvida, ela acabou: Não, eu não sou bom em italiano.

Me julguem.

Seguindo hoje, mas sem ser mal educado, como foi seu fim de semana com bônus de feriado caro leitor? Espero que bom.

E para nossa Quarta-feira, trazemos a vocês um assunto muy (muy, veja só, sou um poliglota) interessante que é a técnica Pomodoro. Claro, você já deve ter esbarrado por ela por ai, ou até já a use, mas revisar é sempre bom.  Vamos lá!

Imagine você podendo trabalhar seis horas por dia. Ter tempo para família, para os amigos, para aquele projeto ou, se quiser fazer um cosplay do Julius, ter dois empregos. Quem sabe um dia não? Porém isso pode ser uma ralidade para os seus estudos.

Esse não é um cara. É um homem! - by Spoiler

Aprender mais em menos tempo. É isso o que a técnica Pomodoro nos oferece.

Sei, sei... parece aqueles anúncios de "Aumente seu pênis", "Fique rico trabalhando duas horas por ano" ou "Está vendo essa mulher? Quer ficar assim? Pergunte-me como.", só que o caso aqui é outro. A técnica Pomodoro não promete isso, na verdade não promete nada, ela é uma técnica funcionar depende exclusivamente de você caro leitor.

Mas como funciona?

A técnica Pomodoro se divide em três etapas:

1 - Crie uma Bolha: O nosso dia a dia agitado muita vezes nos faz esquecer mais do que as compras do mercado, nos faz esquecer de nós mesmos, por isso o primeiro passo aqui é criar sua Bolha, um local, num determinado horário do dia, em que você não vai atender o celular, não vai curtir o vídeo de gato no Facebook, nem vai ao banheiro (sério, vá antes). A Bolha serve para você aprender a primeira lição da Pomodoro o "FOCO". E não dá pra ter foco com mil coisas ao redor te tirando a atenção.

2 - Momento Pomodoro: Um Pomodoro equivale a 25 minutos, nem mais nem menos. Segundo Francesco Cirillo (o criador da técnica, não o do Carrossel), esse tempo é o ideal pois junta a atenção concentrada (através da Bolha) com um uso mais intenso e menos extenso da força de vontade. Agora é importante salientar, eu gosto de estudar, mas depois de um tempo cansa... Para evitar esse cansaço e o inevitável momento que colocamos a culpa nos estudos pelo cansaço, 25 minutos de intensidade valem mais que 3 horas disperso.

3 - Dá pra ouvir Thriller: Depois dos 25 minutos de estudo, PARE! Você deve dar 5 minutos de descanso ao seu cérebro do assunto. Vá ler uma paginas de um bom livro, pode mexer no seu whats (mas são 5 minutos eim!) ou aprenda a dançar Thriller... sério neste link você pode ver pelo menos umas duas vezes os passos, maior legal.

Agora e se sua tarefa exigir mais tempo? Sem problema, é só você fazer 25 min - 5 min - 25 min - 5 min, por exemplo. Algumas coisas você vai poder determinar quantos Pomodoros vai levar para ser feito.

Como o espirito da GC é "experimenta pra saber do que tá falando" digo que faço isso para estudar e nas provas e elas nunca foram tão fáceis como são hoje. Até as questões da Mafalda. E se você engoliu a seco quando disse "Mafalda" tu sabe do que to falando.

Mafalda... como você assolou meus pesadelos... NUNCA MAIS!

E vou ficando por aqui, não esqueça de nos seguir no Facebook, compartilhar com seus amigos e com o(a) garoto(a) que você gosta. O inteligente é o novo sexy.

Até a próxima!


by 2N


PS: Quando tenho tarefas no PC uso este site, tá em inglês, mas é facim!