domingo, 1 de julho de 2018

A FORÇA DO HÁBITO

Já parou pra pensar em como nossa vida é regida pelos hábitos, mais precisamente por 40% do tempo? 
Roer as unhas, beber uma vez por semana e mexer no celular antes de dormir são exemplos.  

O Dicio.com define hábito como uma "ação que se repete com frequência e regularidade" e um "comportamento que alguém aprende e repete frequentemente". 

Para entendermos com os hábitos funcionam, devemos saber o porque. Desde pequenos fomos convencidos de que escovar os dentes todos os dias com aquele frescor prolongaria a saúde bucal. E sabe quem convenceu os seus tataravós a aderirem ao hábito da escovação? Hopkins, um publicitário do começo do século XX, que criou para a Pepsodent o hábito que a maioria dos americanos aderiram, e mais tarde, o mundo. Hopkins criou a ideia de dentes brancos como dentes mais saudáveis e bem vistos na sociedade e a empresa adicionou componentes químicos na pasta, que criavam espuma e davam sensação de frescor ao final da escovação. 

Isso acontece por causa do LOOP DO HÁBITO, que é dividido em três partes: deixa,  rotina e recompensa. A deixa é o estímulo que o cérebro recebe para entrar em ação; iniciar a rotina. Em seguida, a rotina é realizada, algo que você faz periodicamente, te ligando à primeira e terceira fases do ciclo. 

Deloris percebeu que o coral precisava de um novo repertório e
fez com que a igreja ganhasse maior reconhecimento 


Se sua rotina é a prática de exercícios, a deixa pode ser uma meta, uma pessoa ou outra coisa que te faça correr por quilômetros. E a recompensa é a sensação de missão cumprida, e quanto mais prazerosa for a atividade, mais depressa o hábito se fixará na memória e mais atrativa a vitória será. Na obra de Charles Duhigg, O Poder do Hábito, o autor nos apresenta inúmeras situações de como a mudança de hábitos mudou e ainda muda a vida de milhares de pessoas. 

No caso do sucesso da Pepsodent , a deixa é falta de frescor na boca e aspereza nos dentes, a rotina é a escovação e a recompensa é um sorriso mais saudável, e até mesmo um elogio. 

Está certo que alguns de nossos hábitos podem incomodar a que está ao nosso redor, mas se tomarmos a decisão de adquirir um que seja para o nosso bem, o resultado é nossa mudança de rotina  e comportamento quase que total.  
                                                                                                                                               by Leela

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Pra que serve aprender... GEOGRAFIA?

Ahá caro leitor, eis aqui um desafio não?

Português, matemática e até história são, relativamente, fáceis de definir sua utilidade.

MAS GEOGRAFIA???

"Como raios entender de relevo, clima e vegetação mudam a minha vida?"

No que eu respondo: Há! Acomode-se, fique confortável e continue lendo. Se você pensa assim, é hora de explodir a sua cabeça caro leitor! Se não pensa assim, continue lendo, e exploda a cabeça dos seus amigos.


UTILIDADE 1: Saber é metade da batalha



Toda mudança que acontece na cidade, TODA MESMO, gasta verba da prefeitura. Mas essa verba não aparece do nada, ela vem de você.

Sim, DE VOCÊ, caro leitor.


"Agora vaaaaaaai sentir na pele tudo aquilo que investi...
...pagar a conta de quem não tá nem aí...
...de mim vai cobrar"

Ou seja, se vão criar uma estrada, fazer uma praça e até levantar um muro, tudo isso é pago POR VOCÊ.

Agora, se você está pagando me diga: por que raios você não dá pitaco nesse gasto? A resposta é triste, mas verdadeira: por que você não sabe (ainda).

Me lembro que alguns anos atrás que a prefeitura queria construir uma chaminé pra incinerar o lixo, isso ia diminuir os aterros sanitários, o mal cheiro e todos seriam felizes para sempre... só que não. Chaminés desse tipo custam pra construir e pra manter, e esse dinheiro vem do povo, ou seja, VOCÊ!

Na época, em uma reunião da prefeitura aberta pra decidir se iam ou não construir a tal chaminé, fizemos uma pesquisa sobre países que as usam e, sem surpresa, não apenas o custo é alto e dão prejuízo, quanto afetam a saúde.

Explico.

Queimar o lixo não o manda pra Nárnia, pelo contrário, a fumaça tóxica alcança outros lugares, afeta a respiração das pessoas e ainda por cima pode causar chuva ácida.

CHUVA ÁCIDA!

O que nos leva ao próximo tema.


UTILIDADE 2: Seus direitos



Uma das coisas que são difíceis com relação a geografia é entender como ela nos afeta no dia a dia.

Queria focar em um assunto em particular aqui neste tópico: RELEVO!

Como tudo na geografia, ninguém vê grande valor de entender, mesmo que o mínimo, de relevo. Porém queria citar aqui dois casos, um pessoal e uma tragédia, pra ilustrar.

Pessoalmente, na casa de um de meus parentes, uma construção que não respeitou o relevo e o solo, feito as pressas no "olhometro", fez a cozinha da casa RACHAR DE FORA A FORA! Sim, milhares de reais em construção e muito tempo perdido. E sim, foi pago a um profissional pra fazer a obra, não ajudou em nada, mas a pessoa não teria sido enrolada se entendesse um pouco que fosse da importância do relevo.


Vai construindo... o que pode sair errado?

Em segundo, anos atrás, assistimos com pena a perda de muitas vidas por um deslizamento de terra no Rio de Janeiro. O motivo: a falta de árvores no local.

Explico.

Como as próprias reportagens mostraram na época, a falta de árvores no local não ajudou a água a ser absorvida pelo solo. Resultado: a água em excesso da chuva amoleceu e cedeu a terra matando várias pessoas.

Agora me responda: se as pessoas que construíram a casa soubessem do risco, não só da construção precária, mas de construir em um local íngreme sem mata, será que não estariam vivas hoje?

Não entenda errado, não estou culpando as vítimas, mas sim o descaso que aprendemos a tratar aquilo que precisamos aprender, a começar com entender por que aprendemos. Logicamente essas mesmas pessoas tinham, pela Constituição, direito a moradia digna, mas talvez nem disso elas também soubessem.


UTILIDADE 3: Credibilidade ao aprender



Imagine a seguinte situação:

Você está vendo um filme de mistério. Já no final, você tem certeza que aquele mordomo safado matou o milionário. Porém, o detetive da trama mostra uma prova que ele estava escondendo e que deixaria na cara que foi a esposa do falecido que a matou. O filme acaba e você fica pensando que foi enganado de forma besta, afinal com a tal pista, estaria na cara quem foi.

A geografia é essa pista.

Nós crescemos e nosso sistema de ensino não faz questão de nos dizer que as matérias que aprendemos são complementares umas as outras.


Watson: Isso é verdade?
Sherlock: Complementar meu caro Watson!

Se você entender que interpretação de texto te ajuda em matemática, o valor aumenta. Se entende que a formula "x" foi inventada pelo matemático fulano, isso te ajuda em história. E se percebe que história te ensina a ser melhor hoje, percebe que a geografia influenciou nessa mesma história diretamente.

Tudo está conectado. Cada matéria, cada estudo, cada aprendizado e, a única forma de tirar o melhor de cada, é não desprezando nenhuma.

Geografia é uma matéria muito, MAS MUITO, desacreditada. E justamente por isso é muito difícil entendermos todo valor dela no nosso dia a dia, mas não entender o valor de algo, não faz esse algo perder o valor.

E isso tudo é credibilidade.

Quer mais um exemplo? Se você soubesse quantos países falam inglês, por exemplo, será que você não daria mais importância a aprender a língua? Não só tirar nota, mas aprender a matéria mesmo?

Perdi a conta de pessoas que fazem três anos de inglês e saem sem saber sequer qual é o verbo to be.

Pois é.

E por hoje ficamos por aqui. Sei que diferente dos outros artigos essa matéria foi menos "prática" de certa forma, mas leia atentamente e verá, faz parte da sua rotina mais do que você pensa.

E para estas e mais matérias, não esqueça de nos seguir!

 Até a próxima.

by Ferrari

.
Novidades como estas e muito mais entre em nosso Site, siga-nos no Facebook e ouça nossos Podcasts!

PS: Um abraço a Professora Luciana de Geografia (E. E. Antônio Raposo Tavares) que me emprestou Frankenstein e me abriu o apetite para ler bons livros!

Os tipos de Inteligência - Parte IX: Existencial

Caro leitor, como vai? Espero que bem!

E hoje falaremos sobre a Inteligência Existencial, e devo confessar, essa é a mais difícil e mais fácil de se falar. Bem, não que esteja querendo me complicar, mas esta inteligencia em particular é um "ponto fora da curva".

Sem mais delongas, continue lendo, e vamos desdobrar essa inteligência que é tão discutida.


Grandes questões



Contas, amizade, crush, notas de fim de semestre, aquele dedo que insiste em bater no pé da cama de manhã...

O nosso dia a dia é formado de momentos e mais momentos que, a principio, parecem indiscutivelmente importantes, urgentes e decisivos para nossa felicidade. E não está errado. É difícil não passar alguns segundos de dor e raiva ao bater o dedinho no pé da cama, de não sentirmos falta de um amigo querido ou mesmo de nos preocupar com as notas para fechar azul naquela matéria.

Pra mim, sempre Netflix!

Faz parte da vida.

Porém existem questões que evitamos a todo custo, perguntas que não fazemos por medo das respostas que podemos ter: Morte, vida, propósito, valor pessoal e muitas outras.

Aqueles que desenvolvem a Inteligência Existencial não possuem o medo de refletir sobre estas questões. Claro, podem haver receios, afinal a resposta pode não ser a mais feliz, mas não há medo de pensar sobre isso.

"É que me adianta pensar na morte? Não vai mudar o fato de que um dia... oh... oh meu Deus..."

Verdade seja dita, no dia a dia, diante de um problema essas questões importantes somem da nossa frente, e como não é muito discutida, elas ficam no acostamento da via de informação que temos todo o dia. 

Somos entupidos de comerciais (seja mais bonito, seja mais rico, seja como fulano), de opiniões alheias (seu primo passou no concurso e ganha dez mil por mês, nossa seu cabelo tá feio, nossa como você engordou) e pensamentos pessoais (meu primo passou num concurso, meu cabelo é feio e engordei).

Então o que fazer?


A poder da Existência



É claro que toda a inteligência tem seu valor, todas as pessoas as possuem e em graus distintos. Mas de certa forma, a existencial é a menos abordada.

E isso É um problema.

Quando nos deixamos engolir pelo dia, engolir pelas circunstâncias e pormenores, a vida fica infinitamente mais difícil. 

Explico.

Pense o seguinte: Você tem um trabalho para entregar, está atrasado e está difícil entender o assunto. Logo você cai em uma espiral de imagens e pensamentos do que pior vai acontecer com você, que você precisa daquela nota e que não vai conseguir implorar para o professor uma nova chance. Não entenda mal, é claro que isso é um problema, mas qual é o real tamanho dele?

Tamanho e proporção são coisas que perdemos se não pesamos nas grandes questões da vida e existência e isso faz com que todo e qualquer problema, por menor que seja, seja tratado como um apocalipse, inevitável e determinante.

Sério Carlos... É SÓ DAR A VOLTA!!!

Pessoas que desenvolvem a Inteligencia Existencial, mesmo pensando em grandes questões e as refletindo, não caem no desgosto, mas dão a elas leveza na vida. Isso acontece justamente por colocar na perspectiva certa os desafios da vida.

Quem de nós não gostaria de ser alguém mais leve na vida? Encarar desafios como problemas a se solucionar? A viver menos com Ego e mais em Paz? Sim eu sei, parece um papo muito complexo, e é. Mas complexo não quer dizer ruim, odioso e nem mesmo difícil, só quer dizer que é algo que precisa de um pouco mais de nosso tempo e atenção.

"Nossa, esse artigo parece que fugiu um pouco a proposta não?"

Na verdade não. Como eu disse lá em cima (e várias vezes na verdade) todos temos TODAS AS INTELIGÊNCIAS, então este assunto diz respeito a você também que acha que essa inteligência não tem haver com você. O ponto é, será que essa inteligência não é a mais desenvolvida em você?

Se for, fique feliz! Essa inteligência é muito vista em filósofos, pensadores, comunicadores e líderes também. O dom de "ver o todo" amplia as nossas expectativas, horizontes e oportunidades.

E antes de terminar, não se preocupe, se você gostou destes artigos sobre as múltiplas inteligências, tem muito mais vindo por ai.

Continue seguindo e compartilhando o Geração de Conteúdo e fique por dentro das novas oportunidades que vamos te mostrar!

Pense nisso!

E por hora ficamos por aqui, espero que tenha gostado, até a próxima

by Ferrari

.
Novidades como estas e muito mais entre em nosso Site, siga-nos no Facebook e ouça nossos Podcasts!

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Pra que serve aprender... HISTÓRIA?

Olá caro leitor, espero que a semana esteja indo bem!

E hoje falaremos dela, uma das disciplinas mais neutras que existe.

Explico: Se por um lado as pessoas dizem não gostar ou gostar dessa ou daquela matéria, História (e Geografia também, mas logo chegamos nela) é uma matéria nem lá, nem cá.

Então continue lendo para descobrir o valor da História e por que ela pode mudar a sua vida pra melhor!


UTILIDADE 1: Aprender!



Ok, ok... essa parece meio óbvia, mas não é.

Quando digo aprender, é de aprender mesmo. História é memória, sabedoria antiga ou nem tão antiga assim.

Se você parar para pensar, o Holocausto, por exemplo, foi a menos de cem anos, ou seja, pode ser que esbarremos em pessoas que sofreram desse mal que o Discovery Channel, Netflix e National Geografic tanto fazem documentários sobre os horrores daquele tempo.


"Oi, eu sou o Tom!"

Parece bobagem para o dia a dia, mas pense o seguinte: Um parente vem e te pede uma grana para pagar uma divida, como você não tem memoria, no dia seguinte o mesmo parente faz o mesmo pedido e você dá uma nova quantia, e assim até você se ver sem nada e pensando em pedir emprestado algum valor pra pagar as suas contas.

Ainda mais, imagine que você foi traído (ou traída), sem memória (sem HISTÓRIA), você acaba ficando com o traidor, afinal você não vai lembrar.

A História é um alerta para não repetirmos os erros do passado aprendendo com ele.

E sim, isso inclui coisas como o Holocausto, o World Trade Center e o desastre do Joelma, todas situações terríveis que podemos evitar. Afinal se você é estudante, você é o futuro.


UTILIDADE 2: Não comece do zero



Quem gosta da primeira semana de academia?

O corpo dói, a vontade de desistir bate e você se sente deslocado levantando dez quilos enquanto a pessoa do lado levanta cinquenta... pois é...

Mas ai você começa a se acostumar, aprende a manejar melhor os equipamentos, ganha mais fôlego, se sente melhor e etc. Antes que pergunte, não estou querendo vender uma assinatura de academia, mas demonstrar que a vida não precisa ser toda uma academia.

Explico: Começar algo quase que do zero é geralmente penoso. A nossa inabilidade faz com que pensemos ser incapazes de fazer seja lá o que for.

Com a História não é assim. Se por um lado podemos aprender com os erros passados, também podemos aprender com os acertos!


"Num vejo a hora de inventar o fósforo..."

Ou vai me dizer que você aprendeu a usar fogo batendo uma pedra na outra? Tudo que já foi desenvolvido veio de podermos ter acesso a ferramentas e conhecimento do passado.

"Ah, mas o que me ajuda saber quem inventou o fósforo? É só eu risca e pronto, fogo"

Verdade. Não precisamos diretamente saber quem inventou e como pra usar certas coisas, porém não saber é uma limitação desnecessária. Ora, pense o seguinte, as pessoas e o lugar em que vivemos influenciam em quem somos. Se vou torcer para um time de futebol eu não vou na torcida com a camisa do adversário.

O meio em que estamos nos influência e, se é assim, por que não buscar saber mais da vida de grandes pessoas que superaram dificuldades, venceram padrões velhos e inventaram o mundo novo? Isso é Inspiração, e inspiração, é crescer, criar e ter uma vida melhor.

Pense nisso.


UTILIDADE 3: Papo



Quem nunca conversou com alguém que não tinha papo, ou melhor tinha, mas era só aquelas mesmas coisas de sempre...


"Não sei opinar sobre isso"

Pois é, falta de conteúdo não salva um relacionamento seja de qualquer tipo. Já aconteceu mais de uma vez com amigos de entrarem em rodas de conversa, se sentirem deslocados e ficar calados, por que não sabem falar de nada além de seus interesses.

"Mas e ai? O pessoal vai estar falando de futebol e eu vou dizer o que? Como a história me ajuda nisso?"

Primeiro entenda, história não é só a matéria da escola. Tudo que existe, até você, TEM UMA HISTÓRIA. Sendo assim, saber de história geral nos dá muito mais assunto, cultura e conhecimento genérico.

Sinceramente, nunca vi alguém que gosta minimamente de história, que não tirasse boas notas, fosse bem em entrevistas e em xavecos (ninguém é de ferro né?). Isso acontece por que seu repertório, unido ao aprender da UTILIDADE 1 e 2, te faz um verdadeiro "pau pra toda obra".

Então quando sua professora pedir aquela redação sobre Pero Vaz de Caminha, leia com mais atenção, você pode ganhar muito mais do que imagina!

E por hoje é só, dúvidas, comentários e caneladas, nos mande um alo!

by Ferrari

Novidades como estas e muito mais entre em nosso Site, siga-nos no Facebook e ouça nossos Podcasts!

Os tipos de Inteligência - Parte VIII: Intrapessoal

Olá caro leitor, como foi seu feriado? Espero que bom!

E começamos o mês de Julho já com a oportunidade de passarmos um tempo com a família, conhecer novos lugares,ou quem sabe, pessoas novas.

Mas hoje vamos falar de uma pessoa de importância sem igual, alguém que sem ela na sua vida caro leitor, ela sequer existiria. Não é a sua mãe, é você mesmo.

Vamos falar de Inteligência Intrapessoal!


Conhece-te a ti mesmo (Platão)



Ora, ora, estamos em terras estranhas caro leitor. Ou não. Afinal a inteligência intrapessoal é desenvolvida em pessoas que possuem um grande auto conhecimento.

"Raios, e que vantagem Maria leva se eu sei sobre mim mesmo?"

Chega de viver nas sombras, não somos o Batman!

E te digo: TODAS!

Parece pouco, mas se conhecer é um santo remédio para dores da vida, quase, como nenhum outro.

Imagine a seguinte situação: Você dedica esforço (que cansa), recursos (dinheiro pode até voltar) e tempo (esse não volta), em uma faculdade. Quatro anos depois, você vira para o professor e diz que "aquilo não é para você".

História verídica.

Que atire a primeira pedra quem não tem um arrependimento sequer.


Para que serve?



Uma pessoa com a Inteligencia Intrapessoal bem desenvolvida tem mais facilidade em tomar as tão "cruéis" decisões de vida. Ela tem saber sobre o que gosta,desgosta e sabe suportar certos obstáculos sem perder a própria identidade.

Não tem haver com conspirações,
mas com você buscando ser quem não é.

E convenhamos que, no nosso dia a dia, que somos comparados com o "primo que passou no concurso público e ganha 10000 por mês"ou que vemos celebridades vazias com milhões nos bolsos por trabalhos medíocres, é um dom manter-se fiel a quem se é.

Trocando em miúdos, vivemos cercados de estímulos que nos dizem "Você não é bom, seja como o fulano". Infelizmente essa "cobrança" vem disfarçada em comerciais e comentários vazios, mas que geralmente nos afetam.


No Mercado de trabalho...



A principio, mesmo que não aparente, empresas cada vez mais dão valor a profissionais com essa inteligência especifica ou em desenvolvimento.

Isso acontece por que, diferente do que a realidade apresenta, o fator humano está sendo levado em consideração nos cálculos das corporações. Afinal,por mais que um candidato seja muito habilidoso ou capaz, se ele for alguém de animo descontrolado de nada adianta.

Paz interior: Vale a pena investir nessa ideia!

Por mais que hajam empregos do tipo home office (trabalhar em casa), gerenciador de redes sociais,técnico de computação ou qualquer outra que não leve ao contato humano direto, somos todos seres sociáveis, e tratar com quem não chora, briga, empurra ou se enfurece por nada é lucro.

Só pra terminar é importante saber que essa inteligência é extremamente forte em grandes líderes. Citando um, Nelson Mandela, que chegou a convidar seus torturadores para um jantar, mostrando sua capacidade de perdão e de força de vontade inabalável.

Pense nisso!

E por hora ficamos por aqui, espero que tenha gostado, até a próxima

by Ferrari

.
Novidades como estas e muito mais entre em nosso Site, siga-nos no Facebook e ouça nossos Podcasts!

terça-feira, 29 de maio de 2018

Pra que serve aprender... MATEMÁTICA?

Olá caro leitor, pois é ainda não acabamos por hoje!

Hoje ainda falaremos sobre ela que tira o sono de tantos alunos e é amada como um filhote de poodle por outros (poodles são legais, é um elogio): A matemática!

Claro, já temos até um podcast sobre ela, mas ainda vamos nos aprofundar mais nessa matéria tão mal vista!

Se quiser saber como ela pode ser útil pra você, continue lendo.


UTILIDADE 1: Pra não te passarem a perna!


Durante o dia a dia, na correria, acabamos comprando coisas e raramente contamos o troco. Infelizmente isso faz com que vez ou outra (ou várias veze) percamos dinheiro achando que caiu na rua, que o bolso está furado ou que nos roubaram.

Me dá imagens do Zeca Urubu!

Parece brincadeira, mas não é.

Também há aqueles momentos que sofremos em fazer uma conta de cabeça, passar no caixa, e perceber que aquele zero na prova da professora Edileuza está nos cobrando já que vamos ter que passar pela tristeza de devolver produtos, por que somamos errado.

É claro, isso parece até mesmo coisas simples do cotidiano, e são mesmo, porém se de "grão em grão a galinha enche o papo", de descuido em descuido podemos perder mais do que esperamos.

Em um certo dia de minha adolescência (não faz tanto tempo assim), eu fui a uma loja de equipamento médico comprar fitas para medir a diabetes de minha avó. Paguei com 50 reais e sai sem ver o troco. Peguei o dinheiro e, na época fã de jogos de cartas, pensei em comprar uma caixa com o dinheiro da passagem e voltar a pé.

Ao contar o dinheiro percebi que a moça do caixa me tinha voltado quase 60 reais de troco!

Ou seja, poderia comprar as cartas e ir pra casa de ônibus.

Moral da história: voltei e devolvi o dinheiro por que seria uma sacanagem com a pobre e desligada caixa, imaginando que ela poderia perder o emprego caso a diferença aparecesse lá. E se você pegaria pense duas vezes, seus valores pessoais devem valer mais que uns trocados. Hoje me sinto muito bem por não ter pego o que não era meu.


UTILIDADE 2: Você vai saber usar seu dinheiro!


Esse assunto é polêmico pra caramba.

De todas as coisas que dizem sobre nós brasileiros a maior das verdades é de que NÃO SABEMOS GASTAR! Não estou falando de poupar, mas de gastar.

"Importante é ter, sem que o ter te tenha" - Millôr Fernandes

Lembro que uma pessoa muito querida de minha vida me disse pra fazer uma compra grande e deixar meu nome sujo, afinal todo mundo faz isso. Péssimo conselho, PÉSSIMO!

O brasileiro tem, com certeza, um salário irrisório se formos levar em consideração os impostos que pagamos (tem coisas que chegam a 60% de imposto!), ou seja, pagamos mais que o dobro de um certo produto.

Se unirmos o baixo salário, mais os impostos terríveis, nascem as mal fadadas dívidas. Porém, vivenciei uma história que se me contassem eu não acreditaria sem ter visto.

Anos atrás dois amigos meus começaram a trabalhar. Um por um ano trabalhou na Samsung, com salário alto e benefícios, o outro, como ajudante de pizzaiolo (um verdadeiro herói culinário) por três meses. Passado o um ano de trabalho de meu amigo Samsung ele estava a ver navios sem um tostão no bolso, porém meu amigo da Pizzaria, teve recursos (dinheiro) por TODO O ANO, chegando a ir em cinema, sair com amigos e etc.

O segredo dele: Saber gastar.

E pra saber gastar, nada melhor que não ter medo de fazer contas.


UTILIDADE 3: Liberdade!


Em um meme da internet tinha uma menina com a seguinte frase no whatsapp:

"Não vejo a hora de fazer 18, ter meu emprego, minha casa e meu carro, pra não depender de mais ninguém" - seguido da imagem de pessoas rindo da frase da moça.

Bom, não quero ser chato, mas qual o problema da frase acima?

Simples. Aqui no Brasil nossa cultura de consumo é uma tristeza, logo, achar que alguém pode ter conquistas é tratado como se fosse impossível ou que a pessoa é "sortuda".

Seu estilo de vida sem excesso vai chocar as mentes pequenas, 
mas liberdade não tem preço!

Veja bem caro leitor, a sorte acompanha quem persegue oportunidades. Não estou dizendo que seja fácil atingir conquistas, mas ao nosso redor estamos cheios de pessoas que procuram por nossos "pés no chão", mas não percebem um discurso derrotista que estão te passando.

A verdade é que, quem entende o mínimo que seja da diferença entre gastar e investir, assim como de entender o valor pessoal, não é impossível atingir grandes objetivos mesmo com pouca idade.

É claro que essas habilidades devem ser aprendidas, mas se você está lendo isto, e tenha a idade que for e perceber que é possível, é o primeiro passo para conquistar a vida que você deseja.

Dominar a matemática é mais que fazer contas, é saber utilizar a lógica de gastos para você ser livre de dívidas, de valores abusivos e de gastos imbecis que te levam de nada a lugar algum.

Você não precisa ser um Pitágoras, mas a realidade é que aqueles que dominam um conhecimento, dominam também aqueles que desse conhecimento nada entendem! Pense nisso.

E por hoje ficamos por aqui. Dúvidas e comentários, ficaremos felizes em responder.

Até a próxima!

by Ferrari

Novidades como estas e muito mais entre em nosso Site, siga-nos no Facebook e ouça nossos Podcasts!

Os tipos de Inteligência - Parte VII: Interpessoal

Olá caro leitor, como está? Espero que não preso no trânsito!

Mas não, não falaremos sobre as ultimas notícias que estão em todas as redes por ai, já tem muita gente falando disso.

Hoje estamos no antepenúltimo post sobre os vários tipo de inteligência. E você, já se identificou com alguma? Se não, se sente e relaxe, que vamos falar hoje de Empatia.

Quem pratica nunca está sozinho.

Uma inteligência Empática


Quem não viu Guardiões das Galáxias 2 e Vingadores Guerra Infinita, pode não conhecer a querida Mantis. Mantis é um personagem novo que tem poderes empáticos, ou seja, ela sente o que os outros sentem e pode manipular o humor dos outros.

Quem não ia querer um dom desses não?

Resultado de imagem para mantis marvel
Aqui Mantis sendo exatamente o que é:
Amável!

Mas o que a Mantis tem haver com a inteligência Interpessoal? Simples, as pessoas que tem essa inteligência mais desenvolvida é praticamente um(a) Mantis!

Empatia (entender o que os outros sentem), humildade e bom humor são marcas registradas de quem tem essa inteligência em destaque. Não é incomum que quem tenha esses dons seja uma pessoa admirada, interessante e companheira. As pessoas com esta inteligência em alta são excelentes comunicadoras e mediadoras também, já que podem compreender ambos os lados de uma discussão e "trocar em miúdos" uma discussão que pode ser sem pé nem cabeça.

"Po, mas é só pra isso... como isso me ajuda a arrumar um emprego?"

Sendo muito sincero caro leitor, eu mesmo pensaria 133 vezes, antes de contratar alguém sem um pingo dessa inteligência. O que não é raro por ai. Veja bem, se você já trabalhou, ou ainda vai entrar no mercado, vai se deparar com pessoas que vão querer puxar seu tapete, atravancar seu trabalho e até inventar coisas sobre você.

E por quê?

Simples. São pessoas pequenas, de mentes pequenas e de vida medíocre e, mesmo que sejam ricas, são pobres no contato humano já que tratam todos como lixo.

Infelizmente tem muitos desses no mercado, que acreditam que pra manter seu emprego devem pisar nos outros. É triste. Essas pessoas são subdesenvolvidas na inteligência Interpessoal e nunca chegam a ser líderes sem a desenvolver.

Qual você prefere seguir?

Antes de terminarmos queria deixar um aviso importante, nossos posts estão um tanto atrasados por conta de uma apresentação que fizemos em uma feira de inovações em Osasco, pedimos desculpas e voltamos a nossa programação normal!

E por hora ficamos por aqui, espero que tenham gostado, até a próxima

by Ferrari

.
Novidades como estas e muito mais entre em nosso Site, siga-nos no Facebook e ouça nossos Podcasts!

terça-feira, 22 de maio de 2018

Pra que serve aprender... PORTUGUÊS?

Olá caro leitor, passou um bom fim de semana? Espero que sim!

E agora, começando uma série chamada "Para que serve aprender...".

Nessa minissérie de artigos vamos falar matéria por matéria do ensino regular e responder de uma vez por todas por que raios elas são importantes, não só para o estudo, mas como ferramentas de vida.

E começamos pelo nosso Português de todo dia! Nosso feijão com arroz das matérias.

UTILIDADE 1: Apresentação e xaveco


Quantos de nós, caro leitor, não temos que apresentar um seminário na escola/faculdade? Passar pelo momento de ir a frente da sala, olhar nos olhos de nossos colegas e falar sobre um assunto qualquer que seja fruto da nossa pesquisa e passar pelo "deu um branco", papel/celular na mão e inúmeros "éeee... bom... ahhh..".

Pois é.

Resultado de imagem para xaveco
E aqui, o verdadeiro Xaveco (Badum Tizzz)

A coisa ainda piora se acabamos tendo um crush. Imagina ir até o alvo de nossos interesses e puxar um papel pra ler o que queremos dizer? Fazer mil planos na cabeça e na hora só conseguir dizer frases desconexas como "banana, cachecol, feijão tropeiro"? Ok, ok... talvez não chegue a tanto, mas se tem uma coisa que estamos ficando cada vez piores é na nossa comunicação, ou melhor, nossa habilidade de nos comunicarmos.

Falar bem é cada vez mais subestimado, e quem domina seus poderes, é cada vez mais admirado. Nem só de MC´s, pop music e amoebas no microondas vive o youtube, por exemplo, existem canais e mais canais de pessoas que desejam ajudar, mudar perspectivas e acrescentar cultura, falando de uma forma interessante, direta e que abre nossos olhos a novas possibilidades.

Nós aqui da GC temos esse objetivo e entendemos que a única forma de fazer isso é sabendo falar e não tendo apenas o que falar. Aprender nossa língua não é tão complicado já que vivemos no meio do português, mas dominá-lo vai fazer de você caro leitor, um pessoa articulada, convincente e persuasiva.

UTILIDADE 2: Aprender a ler


Resultado de imagem para ler
Comece a ler e você vai entender.

Sim, eu sei. Sei que você sabe ler caro leitor, afinal você está aqui não?

Mas é importante dizer que existe uma diferença em ler (passar os olhos) e ler (absorver).

Hoje com as mensagens de WhatsApp, e-mails, posts de face e etc, ficamos acostumados a ler conteúdos pequenos e rápidos, o que não é um problema. O problema começa quando só lemos isso. Uma pesquisa comprovou que uma quantidade enorme de pessoas do Facebook, por exemplo, só leem o título daquilo que compartilham, ou pior, escrevem ser contra ou favor de coisas que nem sequer realmente entendem.

Isso é péssimo.

Imagine por um momento que você, caro leitor, vai comer o seu doce favorito de café. Feliz você continua seu dia, mas descobre que de almoço, janta e todas as refeições para sempre será somente aquilo. Algo muito similar ao que o Mike Kyle (da série Eu, a patroa e as crianças) fez com os filhos dele no episódio da torta de limão.

É impossível viver somente da mesma coisa ou da mesma forma.

A segunda forma de ler, é o ler pra valer. Absorver um conteúdo com calma, relendo se necessário o mesmo parágrafo. Ler textos variados, é até alguns com linguagem mais técnica ajuda de uma maneira quase inexplicável. Aumenta seu vocabulário, treina sua atenção, te dá mais confiança e muito mais. Ler com profundida é mais que absorver um conteúdo sem saber pra que ele serve, ler com profundidade é aprender de verdade.

Recomendo que você, caro leitor, pratique a leitura mesmo que poucos minutos por dia. Nosso cérebro e mente, não são, mas se comportam como músculos, se não exercitar eles murcham.

UTILIDADE 3: Te faz passar nas provas.


Quantas pessoas você não vê (talvez até você mesmo caro leitor), que erraram uma pergunta boba em uma prova de escola/faculdade/concurso simplesmente por não entender do que a pergunta estava falando?

Pois é.

Queria fazer um vírgula aqui e dizer, sem orgulho algum por que foi uma atitude imbecil, mas passei com nota alta em uma prova sem estudar. Sim. Eu digo sem orgulho por que não estudei, e não recomendo isso a ninguém. Agora verdade seja dita, passei simplesmente por que li o que a pergunta estava perguntando.

"A mais você deve ser um cara inteligente, diferente, acima da média, blá, blá blá... desculpas, desculpas..."

E te digo, não caia nessa. Ser inteligente é questão de escolha, assim como ler a prova prestando atenção.

Resultado de imagem para prova facil
A verdade geralmente é simples.

Perdi a conta de quantos colegas faziam a prova como se o diabo chicoteasse as costas deles para que acabassem mais rápido que os outros. Isso não faz sentido nenhum. Se você tem uma hora de prova, use uma hora de prova, não vinte minutos pra você sair correndo pra ir com o amigo aqui ou ali.

Tudo bem, pareci sua mãe falando, mas não deixa de ser verdade. Muitas vezes respondi questões onde a resposta estava na próxima pergunta. Exemplo:


"Questão 1: Qual a capital do Brasil?



Questão 2: Já que Brasilia é a capital do Brasil, quem a fundou?"

Não exatamente assim, mas como disse, é um exemplo.

E só para terminar, imagine o seguinte: Se você pudesse passar uma hora no melhor restaurante da sua cidade, comendo na faixa, você ficaria uma hora ou sairia em 20 minutos? E sim apelei ao seu estômago, não me julgue.

Até a próxima!

by Ferrari

Novidades como estas e muito mais entre em nosso Site, siga-nos no Facebook e ouça nossos Podcasts!

Os tipos de Inteligência - Parte VI: Espacial - Visual

Olá caro leitor, sim nos começamos uma nova minissérie aqui na GC, mas não esquecemos de falar sobre as excepcionais inteligências.

E ai, já descobriu qual a sua inteligência predominante? Se ainda não, vamos continuar.

Uma inteligência de Visão


Resultado de imagem para desenho incrível

Quando rabiscos ganham vida!


Essa é para você que rabisca.

Certa vez, em um curso relâmpago de caricaturas que fiz num shopping no centro da cidade, o professor contou a seguinte história:

"Um de seus alunos de arte que gostava de desenhar queria trabalhar com isso. Seus pais é claro eram contra, alegando que seria impossível viver de desenhar. Esse garoto, em um fim de semana, pegou seus únicos dez reais, colocou no bolso e de carona foi até um evento de dois dias no centro de São Paulo.

Voltando no domingo a noite, ele colocou sobre a mesa da cozinha não menos que mil reais."

Essa história ilustra uma tecla que alguns vem batendo, poucos vem escutando e a maioria tenta remar contra: A possibilidade de viver de um trabalho diferente.

As pessoas que vivem tocadas pela inteligência Espacial-visual são pessoas de talento literalmente visionário. Eles possuem grande habilidade com desenho, fotografia e formas, geralmente são bons fisionomistas também. Essas pessoas são dotadas de uma visão perceptiva do mundo que as faz perceber o "sentimento das formas"

Resultado de imagem para arte
O mundo é uma tela em branco esperando você pintar.

Explico.

Assim com quem possui a Inteligência Linguistica sabe dar vida usando, modificando ou combinando as palavras, assim é quem possui a Inteligência Espacial-Visual, porém com as formas físicas ou abstratas da realidade.

Essas pessoas tem facilidade de criar modelos 3D na própria mente, determinam distâncias a olho nu com mais facilidade e compreendem a noção de espaço ao redor muito melhor. As profissões que alguém com este tipo de inclinação são bem maiores do que se imagina: artistas, fotógrafos e designers são só alguns exemplos e nem de longe são os únicos.

Infelizmente esse tipo de habilidade também sofre muito com o "seu primo fulano fez concurso é ta ganhando cem mil por mês", ou seja, geralmente quem não possui essa inteligencia bem desenvolvida a trata com certa desdém, o que é um erro fatal.

Certa vez um desenhista foi contratado, uma mulher pediu a ele um retrato de rosto dela, na folha sulfite feito a lápis. O desenhista disse seu preço: cinquenta reais. A mulher logo fechou a cara e disse que não ia pagar isso por uns rabiscos de vinte minutos. O artista foi até sua mesa, pegou uma folha sulfite, enrolou em elástico, colocou uma borracha e um lápis e deu a mulher e disse: Se é tão fácil, faça você. Não estou te cobrando por vinte minutos, estou cobrando algo de qualidade que me dediquei quinze anos para aprender.

Resultado de imagem para fotografo funny
"Calma Touro, é só uma foto!"
O trabalho por trás da arte ninguém vê.
Se valorize!

Antes de terminar, só queria deixar um apelo.

Você, caro leitor, que rabisca no seu caderno, dê uma chance a esse talento, mas SE DESENVOLVA. Invista sem medo, o que vai limitar suas opções são apenas a forma como você pensar.

Até a próxima!

by Ferrari

E para mais novidades visite nosso Site, siga nosso Facebook e ouça nosso Podcast.

Manual de sobrevivência na Faculdade!

Boa noite, colega 

Sua família tá morrendo de orgulho, seu chefe mencionou sobre um possível aumento no salário e a ansiedade toma conta do seu corpo enquanto atravessa a catraca pela primeira vez na sua vida. É oficial, você está na faculdade! Deste dia em diante sua vida será só sexo, amizades e muita bebida! 

Legal, né? Pena que isso só acontece nos filmes. A verdade é que a faculdade pode ser a melhor e a pior escolha da sua vida. 

E já que teve paciência pra ler o texto até aqui, aqui vão algumas dicas importantes pra calouros, curiosos e veteranos que ainda não entenderam bem como as coisas funcionam (o que é o meu caso). 

Dica n°1 - CONHEÇA O LOCAL



Oi, aqui é o banheiro?

Pra tudo existe uma primeira vez, até mesmo para ir até a aula. Estude o trajeto, avalie se vale a pena estudar em lugar mais próximo ou mais confiável e não gaste dinheiro da passagem com o milho no copo, se não tu não volta pra casa. Isso nos leva à próxima dica.

Dica n°2 - ECONOMIZE



Guarde até o que você achar no vão do sofá!

Ainda que você seja Team Mensalidade, Team ProUni ou Team Fies, economizar é fundamental pro seu bolso e para seu desempenho nos estudos. Pense bem, uma coxinha custa em média R$ 4. Guarde este dinheiro para bancar suas impressões, passagens de ônibus ou estacionamento. Acredite, seu bolso vai agradecer e seu colesterol estará em dia :) 


Outra dica é fazer um lanchinho ou jantar antes de ir pra aula, pois o lanche de faculdade conseguem ser mais caros do que os de shopping.

Dica n°3 - DEIXE O TEMPO AO SEU FAVOR



Aluno - Mas professora o trabalho é pra segunda...
Professora - E hoje é terça

A cada semestre, fica difícil conciliar todas as disciplinas. E parece que você só tem duas opções: estudar igual a um jegue ou trancar o curso e ter vida social. Se realmente houver algo que te impeça de continuar o curso, você pode optar pela segunda alternativa. Mas se você é como a maioria, que se dedica e reclama que não tem tempo pra nada, talvez você esteja administrando mal o seu tempo.


"Ah, mas eu trabalho o dia todo, chego cansado na aula."

Meia horinha lendo um livro que o professor pediu já é o suficiente. Anotar datas e tarefas importantes no calendário também pode te ajudar. O importante é você não se tornar o Coelho da Alice.


Dica n°4 -  TENHA UMA RELAÇÃO DE AMOR E HATE COM A FACUL 



Ctrl+tecla que esbarrei sem querer = Adeus trabalho

Quando você assina o contrato com a universidade, você jura amá-la e respeitá-la até a sua formatura. Claro que haverão dias em que você terá um leve surto de raiva. Os motivos são mais diversos, desde alguma nota errada no sistema, greve dos professores, falta de comunicação, um abençoado que não cala a boca durante a aula, etc. 

Mas não precisa perder a cabeça para resolver essas questões. Segundo as palavras de um grande filósofo contemporâneo, Brunno Ferrari: "As pessoas não te ensinam a se levantar. Elas só querem te ver pra baixo porque é mais fácil pra elas

Ok, isso ficou confuso, mas o que ele quis dizer é: faça por você mesmo, valorize-se! 

Dica n°5 - PERGUNTAR NÃO DÓI 



Éeeeee... aaaa... pois é...

Qualquer que seja sua dúvida, pergunte. Você tá na faculdade pra aprender a fazer algo que te garanta um bom futuro. Seja curioso! Só assim aprendemos algo.

Dica n°6 - Guarde tudo o que acabou de ler e vá fazer seus exercícios!




É nóis, 

by Leela

E para mais novidades visite nosso Site, siga nosso Facebook e ouça nosso Podcast.