quarta-feira, 6 de junho de 2018

Pra que serve aprender... HISTÓRIA?

Olá caro leitor, espero que a semana esteja indo bem!

E hoje falaremos dela, uma das disciplinas mais neutras que existe.

Explico: Se por um lado as pessoas dizem não gostar ou gostar dessa ou daquela matéria, História (e Geografia também, mas logo chegamos nela) é uma matéria nem lá, nem cá.

Então continue lendo para descobrir o valor da História e por que ela pode mudar a sua vida pra melhor!


UTILIDADE 1: Aprender!



Ok, ok... essa parece meio óbvia, mas não é.

Quando digo aprender, é de aprender mesmo. História é memória, sabedoria antiga ou nem tão antiga assim.

Se você parar para pensar, o Holocausto, por exemplo, foi a menos de cem anos, ou seja, pode ser que esbarremos em pessoas que sofreram desse mal que o Discovery Channel, Netflix e National Geografic tanto fazem documentários sobre os horrores daquele tempo.


"Oi, eu sou o Tom!"

Parece bobagem para o dia a dia, mas pense o seguinte: Um parente vem e te pede uma grana para pagar uma divida, como você não tem memoria, no dia seguinte o mesmo parente faz o mesmo pedido e você dá uma nova quantia, e assim até você se ver sem nada e pensando em pedir emprestado algum valor pra pagar as suas contas.

Ainda mais, imagine que você foi traído (ou traída), sem memória (sem HISTÓRIA), você acaba ficando com o traidor, afinal você não vai lembrar.

A História é um alerta para não repetirmos os erros do passado aprendendo com ele.

E sim, isso inclui coisas como o Holocausto, o World Trade Center e o desastre do Joelma, todas situações terríveis que podemos evitar. Afinal se você é estudante, você é o futuro.


UTILIDADE 2: Não comece do zero



Quem gosta da primeira semana de academia?

O corpo dói, a vontade de desistir bate e você se sente deslocado levantando dez quilos enquanto a pessoa do lado levanta cinquenta... pois é...

Mas ai você começa a se acostumar, aprende a manejar melhor os equipamentos, ganha mais fôlego, se sente melhor e etc. Antes que pergunte, não estou querendo vender uma assinatura de academia, mas demonstrar que a vida não precisa ser toda uma academia.

Explico: Começar algo quase que do zero é geralmente penoso. A nossa inabilidade faz com que pensemos ser incapazes de fazer seja lá o que for.

Com a História não é assim. Se por um lado podemos aprender com os erros passados, também podemos aprender com os acertos!


"Num vejo a hora de inventar o fósforo..."

Ou vai me dizer que você aprendeu a usar fogo batendo uma pedra na outra? Tudo que já foi desenvolvido veio de podermos ter acesso a ferramentas e conhecimento do passado.

"Ah, mas o que me ajuda saber quem inventou o fósforo? É só eu risca e pronto, fogo"

Verdade. Não precisamos diretamente saber quem inventou e como pra usar certas coisas, porém não saber é uma limitação desnecessária. Ora, pense o seguinte, as pessoas e o lugar em que vivemos influenciam em quem somos. Se vou torcer para um time de futebol eu não vou na torcida com a camisa do adversário.

O meio em que estamos nos influência e, se é assim, por que não buscar saber mais da vida de grandes pessoas que superaram dificuldades, venceram padrões velhos e inventaram o mundo novo? Isso é Inspiração, e inspiração, é crescer, criar e ter uma vida melhor.

Pense nisso.


UTILIDADE 3: Papo



Quem nunca conversou com alguém que não tinha papo, ou melhor tinha, mas era só aquelas mesmas coisas de sempre...


"Não sei opinar sobre isso"

Pois é, falta de conteúdo não salva um relacionamento seja de qualquer tipo. Já aconteceu mais de uma vez com amigos de entrarem em rodas de conversa, se sentirem deslocados e ficar calados, por que não sabem falar de nada além de seus interesses.

"Mas e ai? O pessoal vai estar falando de futebol e eu vou dizer o que? Como a história me ajuda nisso?"

Primeiro entenda, história não é só a matéria da escola. Tudo que existe, até você, TEM UMA HISTÓRIA. Sendo assim, saber de história geral nos dá muito mais assunto, cultura e conhecimento genérico.

Sinceramente, nunca vi alguém que gosta minimamente de história, que não tirasse boas notas, fosse bem em entrevistas e em xavecos (ninguém é de ferro né?). Isso acontece por que seu repertório, unido ao aprender da UTILIDADE 1 e 2, te faz um verdadeiro "pau pra toda obra".

Então quando sua professora pedir aquela redação sobre Pero Vaz de Caminha, leia com mais atenção, você pode ganhar muito mais do que imagina!

E por hoje é só, dúvidas, comentários e caneladas, nos mande um alo!

by Ferrari

Novidades como estas e muito mais entre em nosso Site, siga-nos no Facebook e ouça nossos Podcasts!

Nenhum comentário:

Postar um comentário