E hoje falaremos sobre a Inteligência Existencial, e devo confessar, essa é a mais difícil e mais fácil de se falar. Bem, não que esteja querendo me complicar, mas esta inteligencia em particular é um "ponto fora da curva".
Sem mais delongas, continue lendo, e vamos desdobrar essa inteligência que é tão discutida.
Grandes questões
Contas, amizade, crush, notas de fim de semestre, aquele dedo que insiste em bater no pé da cama de manhã...
O nosso dia a dia é formado de momentos e mais momentos que, a principio, parecem indiscutivelmente importantes, urgentes e decisivos para nossa felicidade. E não está errado. É difícil não passar alguns segundos de dor e raiva ao bater o dedinho no pé da cama, de não sentirmos falta de um amigo querido ou mesmo de nos preocupar com as notas para fechar azul naquela matéria.
Pra mim, sempre Netflix!
Faz parte da vida.
Porém existem questões que evitamos a todo custo, perguntas que não fazemos por medo das respostas que podemos ter: Morte, vida, propósito, valor pessoal e muitas outras.
Aqueles que desenvolvem a Inteligência Existencial não possuem o medo de refletir sobre estas questões. Claro, podem haver receios, afinal a resposta pode não ser a mais feliz, mas não há medo de pensar sobre isso.
"É que me adianta pensar na morte? Não vai mudar o fato de que um dia... oh... oh meu Deus..."
Verdade seja dita, no dia a dia, diante de um problema essas questões importantes somem da nossa frente, e como não é muito discutida, elas ficam no acostamento da via de informação que temos todo o dia.
Somos entupidos de comerciais (seja mais bonito, seja mais rico, seja como fulano), de opiniões alheias (seu primo passou no concurso e ganha dez mil por mês, nossa seu cabelo tá feio, nossa como você engordou) e pensamentos pessoais (meu primo passou num concurso, meu cabelo é feio e engordei).
Então o que fazer?
A poder da Existência
É claro que toda a inteligência tem seu valor, todas as pessoas as possuem e em graus distintos. Mas de certa forma, a existencial é a menos abordada.
E isso É um problema.
Quando nos deixamos engolir pelo dia, engolir pelas circunstâncias e pormenores, a vida fica infinitamente mais difícil.
Explico.
Pense o seguinte: Você tem um trabalho para entregar, está atrasado e está difícil entender o assunto. Logo você cai em uma espiral de imagens e pensamentos do que pior vai acontecer com você, que você precisa daquela nota e que não vai conseguir implorar para o professor uma nova chance. Não entenda mal, é claro que isso é um problema, mas qual é o real tamanho dele?
Tamanho e proporção são coisas que perdemos se não pesamos nas grandes questões da vida e existência e isso faz com que todo e qualquer problema, por menor que seja, seja tratado como um apocalipse, inevitável e determinante.
Sério Carlos... É SÓ DAR A VOLTA!!!
Pessoas que desenvolvem a Inteligencia Existencial, mesmo pensando em grandes questões e as refletindo, não caem no desgosto, mas dão a elas leveza na vida. Isso acontece justamente por colocar na perspectiva certa os desafios da vida.
Quem de nós não gostaria de ser alguém mais leve na vida? Encarar desafios como problemas a se solucionar? A viver menos com Ego e mais em Paz? Sim eu sei, parece um papo muito complexo, e é. Mas complexo não quer dizer ruim, odioso e nem mesmo difícil, só quer dizer que é algo que precisa de um pouco mais de nosso tempo e atenção.
"Nossa, esse artigo parece que fugiu um pouco a proposta não?"
Na verdade não. Como eu disse lá em cima (e várias vezes na verdade) todos temos TODAS AS INTELIGÊNCIAS, então este assunto diz respeito a você também que acha que essa inteligência não tem haver com você. O ponto é, será que essa inteligência não é a mais desenvolvida em você?
Se for, fique feliz! Essa inteligência é muito vista em filósofos, pensadores, comunicadores e líderes também. O dom de "ver o todo" amplia as nossas expectativas, horizontes e oportunidades.
E antes de terminar, não se preocupe, se você gostou destes artigos sobre as múltiplas inteligências, tem muito mais vindo por ai.
Continue seguindo e compartilhando o Geração de Conteúdo e fique por dentro das novas oportunidades que vamos te mostrar!
Pense nisso!


Nenhum comentário:
Postar um comentário