Português, matemática e até história são, relativamente, fáceis de definir sua utilidade.
MAS GEOGRAFIA???
"Como raios entender de relevo, clima e vegetação mudam a minha vida?"
No que eu respondo: Há! Acomode-se, fique confortável e continue lendo. Se você pensa assim, é hora de explodir a sua cabeça caro leitor! Se não pensa assim, continue lendo, e exploda a cabeça dos seus amigos.
UTILIDADE 1: Saber é metade da batalha
Toda mudança que acontece na cidade, TODA MESMO, gasta verba da prefeitura. Mas essa verba não aparece do nada, ela vem de você.
Sim, DE VOCÊ, caro leitor.
...pagar a conta de quem não tá nem aí...
...de mim vai cobrar"
Ou seja, se vão criar uma estrada, fazer uma praça e até levantar um muro, tudo isso é pago POR VOCÊ.
Agora, se você está pagando me diga: por que raios você não dá pitaco nesse gasto? A resposta é triste, mas verdadeira: por que você não sabe (ainda).
Me lembro que alguns anos atrás que a prefeitura queria construir uma chaminé pra incinerar o lixo, isso ia diminuir os aterros sanitários, o mal cheiro e todos seriam felizes para sempre... só que não. Chaminés desse tipo custam pra construir e pra manter, e esse dinheiro vem do povo, ou seja, VOCÊ!
Na época, em uma reunião da prefeitura aberta pra decidir se iam ou não construir a tal chaminé, fizemos uma pesquisa sobre países que as usam e, sem surpresa, não apenas o custo é alto e dão prejuízo, quanto afetam a saúde.
Explico.
Queimar o lixo não o manda pra Nárnia, pelo contrário, a fumaça tóxica alcança outros lugares, afeta a respiração das pessoas e ainda por cima pode causar chuva ácida.
CHUVA ÁCIDA!
O que nos leva ao próximo tema.
UTILIDADE 2: Seus direitos
Uma das coisas que são difíceis com relação a geografia é entender como ela nos afeta no dia a dia.
Queria focar em um assunto em particular aqui neste tópico: RELEVO!
Como tudo na geografia, ninguém vê grande valor de entender, mesmo que o mínimo, de relevo. Porém queria citar aqui dois casos, um pessoal e uma tragédia, pra ilustrar.
Pessoalmente, na casa de um de meus parentes, uma construção que não respeitou o relevo e o solo, feito as pressas no "olhometro", fez a cozinha da casa RACHAR DE FORA A FORA! Sim, milhares de reais em construção e muito tempo perdido. E sim, foi pago a um profissional pra fazer a obra, não ajudou em nada, mas a pessoa não teria sido enrolada se entendesse um pouco que fosse da importância do relevo.
Em segundo, anos atrás, assistimos com pena a perda de muitas vidas por um deslizamento de terra no Rio de Janeiro. O motivo: a falta de árvores no local.
Explico.
Como as próprias reportagens mostraram na época, a falta de árvores no local não ajudou a água a ser absorvida pelo solo. Resultado: a água em excesso da chuva amoleceu e cedeu a terra matando várias pessoas.
Agora me responda: se as pessoas que construíram a casa soubessem do risco, não só da construção precária, mas de construir em um local íngreme sem mata, será que não estariam vivas hoje?
Não entenda errado, não estou culpando as vítimas, mas sim o descaso que aprendemos a tratar aquilo que precisamos aprender, a começar com entender por que aprendemos. Logicamente essas mesmas pessoas tinham, pela Constituição, direito a moradia digna, mas talvez nem disso elas também soubessem.
UTILIDADE 3: Credibilidade ao aprender
Imagine a seguinte situação:
Você está vendo um filme de mistério. Já no final, você tem certeza que aquele mordomo safado matou o milionário. Porém, o detetive da trama mostra uma prova que ele estava escondendo e que deixaria na cara que foi a esposa do falecido que a matou. O filme acaba e você fica pensando que foi enganado de forma besta, afinal com a tal pista, estaria na cara quem foi.
A geografia é essa pista.
Nós crescemos e nosso sistema de ensino não faz questão de nos dizer que as matérias que aprendemos são complementares umas as outras.
Sherlock: Complementar meu caro Watson!
Se você entender que interpretação de texto te ajuda em matemática, o valor aumenta. Se entende que a formula "x" foi inventada pelo matemático fulano, isso te ajuda em história. E se percebe que história te ensina a ser melhor hoje, percebe que a geografia influenciou nessa mesma história diretamente.
Tudo está conectado. Cada matéria, cada estudo, cada aprendizado e, a única forma de tirar o melhor de cada, é não desprezando nenhuma.
Geografia é uma matéria muito, MAS MUITO, desacreditada. E justamente por isso é muito difícil entendermos todo valor dela no nosso dia a dia, mas não entender o valor de algo, não faz esse algo perder o valor.
E isso tudo é credibilidade.
Quer mais um exemplo? Se você soubesse quantos países falam inglês, por exemplo, será que você não daria mais importância a aprender a língua? Não só tirar nota, mas aprender a matéria mesmo?
Perdi a conta de pessoas que fazem três anos de inglês e saem sem saber sequer qual é o verbo to be.
Pois é.
E por hoje ficamos por aqui. Sei que diferente dos outros artigos essa matéria foi menos "prática" de certa forma, mas leia atentamente e verá, faz parte da sua rotina mais do que você pensa.
E para estas e mais matérias, não esqueça de nos seguir!
Até a próxima.
by Ferrari
.



Nenhum comentário:
Postar um comentário